Bauru se prepara para instalação da Rádio Câmara

A Câmara Municipal entrega à Câmara dos Deputados primeiro projeto técnico da Rede Legislativa de Rádio de uma cidade do interior do país
03/09/2014 00h00

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, recebeu nesta quarta-feira, 03, das mãos do diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Bauru, Marcelo Malacrida, o projeto técnico para instalação da Rádio Câmara, uma parceria entre as duas casas legislativas.

A Câmara dos Deputados obteve a consignação do canal FM, frequência 93,9 MHz, em fevereiro deste ano. De imediato, o presidente da Câmara Municipal, Alexssandro Bussola, demonstrou interesse em firmar parceria com a Câmara dos Deputados para instalação da emissora. “Nós recebemos o desafio da Rede Legislativa para começar a implantação do modelo de rádio pelo interior. De pronto, aceitamos porque Bauru tem em seu DNA o rádio. Isso significará mais uma contribuição para transparência e cidadania da população”, disse o diretor da Câmara Municipal.

As duas Casas Legislativas irão compartilhar o tempo de programação a fim de oferecer ao cidadão as informações do Legislativo federal e local. Neste acordo, a Câmara Municipal de Bauru arcará com os custos para a instalação da operação.

O projeto técnico será analisado pela engenharia da Câmara dos Deputados e submetido ao Ministério das Comunicações para aprovação.

A Câmara de Bauru é uma das pioneiras também em TV Digital. A emissora, integrante da Rede Legislativa de TV Digital, está no ar desde julho de 2013 e é referência para as demais câmaras municipais interessadas em operar em sinal aberto, gratuito e digital, em parceria com a Câmara dos Deputados.

“Bauru é das cidades do interior do Brasil que, há mais de um ano, tem uma experiência de sucesso com a TV Câmara. Agora a chegada da Rádio irá contribuir com maiores e melhores informações para as pessoas conhecerem mais profundamente os seus representantes”, declarou deputado Arlindo Chinaglia.

 

Rede Legislativa de Rádio

A expansão do sinal da Rádio Câmara teve início em 2013. A Câmara dos Deputados adquiriu, no ano passado, por meio de licitação, o sistema irradiante para Cuiabá (MT), onde está sendo realizado o projeto piloto da Rede Legislativa de Rádio, em parceria com a Assembleia Legislativa do Mato Grosso. O investimento foi de R$ 900 mil.

O Ministério das Comunicações já liberou para a Câmara dos Deputados a consignação para canais de rádio em frequência modulada (FM) para Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Salvador (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE), Belém (PA),  Campo Grande (MS), Macapá (AP), São Luís (MA), Teresina (PI), Montenegro (RS), Bauru (SP), Mogi Das Cruzes (SP), Ourinhos (SP), Penápolis (SP), Santos (SP), Divinópolis (MG), Montes Claros (MG), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Ponta Grossa (PR) e Quatro Barras (PR).

A Câmara dos Deputados solicitou junto ao Ministério canais de rádio para 45 municípios onde já há consignação para TV digital e disponibilidade no plano básico da Anatel. A instituição também já solicitou à Anatel a inclusão no plano básico de frequência modulada canais de rádio para outras 35 cidades.