TVs legislativas exibirão aulas na quarentena

21/04/2020 02h25


As emissoras de TV legislativas têm a oportunidade agora de transmitir conteúdos didáticos aos estudantes de todo o Brasil.

Por meio de uma rede nacional de TV aberta, o governo federal vai disponibilizar aulas preparadas pelo Ministério da Educação, para que sejam oferecidas por emissoras públicas e privadas voluntárias aos alunos que estão em casa devido ao fechamento das escolas e sem acesso adequado à Internet. O conteúdo será produzido pelo Canal Futura e a Fundação Lemann, com supervisão do MEC.

A Rede Nacional Educativa vai ocupar a grade de programação durante 4 horas-aula diárias, de segunda a sexta-feira, divididas em ciclos de ensino de 45 minutos cada: Alfabetização, Fundamental 1 e Fundamental 2 (das 7h45 às 9h45) e Ensino Médio (das 14 às 16 horas). Mas cada emissora poderá veicular as aulas no horário que lhe convier.

O que fazer para transmitir

O conteúdo estará disponível via satélite, por meio de canal terrestre, WEB TV e pelo sistema ITVRP - a nuvem da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). 

Configuração para receber por satélite
- Satélite: C2 - Frequência: 3.746,5 MHz
- Relação de aspecto: 16/9
- Symbol Rate: 7.500 Msym/s
- FEC: 3/5
- Polarização: Horizontal
- Padrão: DVB-S2

Acesso ao ITVRP
- Para receber o login, cadastre-se na EBC, enviando e-mail para David Lopes (david.lopes@ebc.com.br) ou Wanessa Bastos (wanessa.bastos@ebc.com.br). É preciso informar os dados do colaborador responsável pelo acesso ao sistema (nome, e-mail, telefone e instituição).