Assembleia do MT inaugura rádio em parceria com a Câmara
Cuiabá foi escolhida para o projeto-piloto das parcerias da Rádio Câmara com rádios locais. A Câmara dos Deputados adquiriu os equipamentos de transmissão e o sistema irradiante, e a Assembleia Legislativa ficou responsável pelo custeio da estação e pelo estúdio local. A Rádio Câmara de Cuiabá, que já vinha funcionando em caráter experimental, cederá algumas faixas de horário para inserção de conteúdo gerado pela Assembleia Legislativa.
Segundo o presidente da assembleia, deputado Guilherme Maluf (PSDB), a aproximação entre o Poder Legislativo e a população de Mato Grosso será intensificada com a presença da rádio, aumentando a transparência das ações dos deputados estaduais.
Pioneirismo
Maluf destacou o pioneirismo do estado e disse que a data é histórica para a comunicação de Mato Grosso. “Cuiabá é a primeira capital a ter uma rádio aberta de uma assembleia legislativa no país. A população ganha mais um canal de comunicação direta com os deputados, assegurando a transparência em todas as ações deste parlamento. A ação parlamentar e a prestação de contas à comunidade serão as prioridades da nova emissora”, ressaltou.
Sessões plenárias, audiências públicas e discussões sobre temas relevantes para a população terão destaque na programação da rádio, com foco na prestação de serviços. “Como toda emissora pública, nosso compromisso não é comercial, mas sim social", explicou Guilherme Maluf.
O acordo de cooperação entre a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados foi assinado em março, quando o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, visitou o parlamento estadual.
Aproximação
O secretário de Comunicação da Câmara, deputado Cleber Verde (PRB-MA), também destacou a aproximação do cidadão com o trabalho parlamentar. “A rádio amplia a transparência do processo legislativo, pois a população poderá acompanhar em tempo real o que acontece nesta assembleia. Os programas jornalísticos vão resumir o que de melhor ocorreu durante o dia, ouvindo o cidadão para saber seus anseios”, disse Cleber Verde.
O presidente da Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas (Astral), Sérgio Luiz Figueiredo, disse que a inauguração da rádio é a realização de um sonho. “É um mito dizer que brasileiro não gosta de política. Gosta sim e tem o direito de saber o que acontece nas casas legislativas, e de participar também. Parabéns à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e que este exemplo seja seguido pelas demais casas do país, possibilitando a transparência”, afirmou.
Participaram da inauguração os deputados federais de Mato Grosso Ezequiel Fonseca (PP), Professor Victório Galli (PSC), Carlos Bezerra (PMDB) e Ságuas Moraes (PT), além de deputados estaduais e autoridades locais.
Com informações da Assembleia Legislativa do MT