Brasil tem 79 emissoras legislativas no ar

11/06/2019 00h00

Com a missão de divulgar as atividades parlamentares ao maior número de cidadãos, a Rede Legislativa de Rádio e TV continua sua expansão e já tem 67 emissoras de TV, em 59 canais, e doze rádios FM no ar.

Os canais da Rede Legislativa de TV estão presentes em 25 capitais: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Curitiba, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. Faltam apenas Campo Grand e Teresina para cobrir todas as capitais.

Pelo interior do Brasil, a Rede Legislativa de TV conta com 34 transmissores ligados. As mais recentes inaugurações foram em São José/SC, Pelotas/RS e Caruaru/PE. Em 2018, inauguraram suas operações Juazeiro do Norte/CE, Campina Grande/PB, Montes Claros/MG, Patos/PB e Santa Maria/RS, que se somaram a Assis/SP, Bagé/RS, Barreiras/BA, Barretos/SP, Bauru/SP, Botucatu/SP, Campinas/SP, Campos dos Goytacazes/RJ, Franca/SP, Jacareí/SP, Jaú/SP, Juiz de Fora/MG, Jundiaí/SP, Lavras/MG, Marília/SP, Mogi das Cruzes/SP, Piracicaba/SP, Pouso Alegre/MG, Ribeirão Preto/SP, Rio Grande/RS, São José do Rio Preto/SP, Sete Lagoas/MG, Sorocaba/SP, Tupã/SP, Uberaba/MG e Uberlândia/MG.

Ao todo, são cobertos pelo sinal das emissoras legislativas de televisão pelo menos 250 municípios, com mais de 80 milhões de brasileiros em 25 estados atendidos pela TV Câmara, TV Senado, TV Assembleia e TV Câmara Municipal.

Nos próximos meses, devem ter início as operações de televisão em Arapongas/PR, Araras/SP, Blumenau/SC, Erechim/RS, Goianésia/GO, Jataí/GO, Passo Fundo/RS, Poços de Caldas/MG, Santos/SP, Teixeira de Freitas/BA, Três Corações/MG e Ubá/MG. Canais de 112 cidades estão em processo de implantação, enquanto 365 aguardam liberação de canais pelo Ministério das Comunicações.

 

Rádio Câmara

A Rede Legislativa de Rádio inaugurou no fim de Junho mais um canal FM, em Barreiras/BA, num total de doze canais no ar. Também nas ondas da Rádio Câmara as cidades de Balneário Camboriú/SC, Brasília/DF, Bauru/SP, Chapadinha/MA, Cuiabá/MT, Itamarandiba/MG, João Pessoa/PB, Manaus/AM, Pouso Alegre/MG, Salvador/BA e Teixeira de Freitas/BA.

Presente em nove estados do Brasil, sendo cinco canais em capitais e sete no interior, a Rádio Câmara alcança 15 municípios e transmite para mais de dez milhões de cidadãos suas notícias, entrevistas, debates e músicas. A programação é composta em parceria da Câmara do Deputados com as Assembleias Legislativas ou Câmaras Municipais.

O início das operações de rádio em Parauapebas/PA e Uberaba/MG está previsto para os próximos meses. Há em processo de implantação canais de rádio FM em 154 cidades. O Ministério das Comunicações realiza estudo técnico de outros 309 canais por todo o País.



*atualizado em 30/07/2020

 

 

Ações do documento