PDB leva TV digital para o interior

Canais legislativos estão no ar em Tenente Ananias e Touros, RN, primeiros municípios contemplados no Programa Digitaliza Brasil.
30/11/2021 00h00

Tenente Ananias/RN, em 27 de setembro último, e Touros/RN, em 29 de novembro, são os primeiros municípios do País a inaugurar canais de TV digital por meio do Programa Digitaliza Brasil - PDB.

Desde então, 44 mil potiguares podem assistir a TV Câmara, TV Senado e TV Assembleia RN com sinal aberto. No Rio Grande do Norte, apenas a capital Natal contava com canais de TV legislativos. Em Touros, também entrou no ar a TV Universitária - TVU-RN.

O PDB foi criado pelo governo federal, por meio da Portaria 2.524/2021, para concluir o processo de digitalização dos sinais da televisão analógica terrestre no Brasil, iniciado em 2016. O objetivo é levar a TV digital para 1.638 municípios com menos de 100 mil habitantes e servidos somente por sinal analógico, beneficiando mais de 23 milhões de cidadãos até o fim de 2023.

Os municípios que aderirem ao Digitaliza Brasil vão receber, gratuitamente, toda a infraestrutura, a ser compartilhada entre emissoras públicas e comerciais: torre, antena e sistema de recepção e transmissão, com capacidade para oito canais digitais. Já manifestaram interesse 99% dos municípios elencados. Famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único e atendidas por algum programa social do governo ganharão um kit com antena e conversor digital, para que sua TV analógica possa reconhecer sinais digitais. Os recursos para implementar o projeto foram arrecadados pela Anatel no leilão da faixa de frequência de 700 MHz.

As primeiras cidades convocadas a participar localizam-se na Região Nordeste. Foram lançados quatro editais para 580 cidades de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em seguida, foi aberto edital para 470 cidades de Minas Gerais, no Sudeste. 

Em todos os municípios participantes, serão inaugurados canais da Rede Legislativa de TV Digital, com transmissão aberta das emissoras da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e da assembleia do estado. As câmaras de vereadores também podem colocar no ar suas emissoras. Ao todo, mais de 100 milhões de brasileiros terão acesso, pela TV aberta, às discussões e votações nessas casas, assim como a programas informativos, educativos e culturais. Hoje são atendidas aproximadamente 80 milhões de pessoas em 250 municípios.

Além de imagem e som melhores e recepção em celulares e tablets, a tecnologia digital possibilita audiodescrição e interatividade, inclusive com conteúdo de internet, e multiprogramação, para divisão de um canal em subcanais independentes. O desligamento da TV analógica vai permitir a liberação de sua faixa de radiofrequência, para ampliação da internet banda larga.