Câmara lança tema de 2021 para as comemorações dos 200 anos de independência do Brasil

Eleição dos deputados brasileiros às Cortes de Lisboa foi o fato histórico escolhido pela Casa para ser lembrado em 2021


Selo Eleição para as CortesA Câmara dos Deputados apresentou, nesta quinta-feira (2), o tema anual comemorativo ao bicentenário de independência do Brasil: a eleição dos deputados brasileiros às Cortes de Lisboa. No evento, foram lançados os carimbo dos Correios e a obliteração do selo - ambos alusivos às celebrações, além da publicação “Primeiras Eleições Gerais no Brasil”, de autoria do consultor legislativo José Theodoro Mascarenhas Menck. 

O livro Livro Eleição para as Cortespode ser obtido na Livraria da Câmara. A versão digital também está disponível para donwload gratuito nas lojas Amazon, Apple, Google e kobo.

“É valorizando e reconhecendo a nossa história que vamos trabalhar para transformar o Brasil no país que desejamos. São acontecimentos marcantes para a nossa independência que precisam ser relembrados”, assinala o coordenador da Comissão Especial Curadora, deputado Enrico Misasi (PV-SP).

Eleição para a corte
Noventa deputados brasileiros foram eleitos para integrarem as cortes de Lisboa, mas apenas cerca de 40 viajaram a Portugal para efetivamente atuarem na Assembleia Constituinte. Ao se depararem com a resistência dos parlamentares portugueses aos interesses brasileiros, os deputados fortaleceram a percepção de que era preciso cortar laços com o reino.

Além disso, a experiência foi importante para o desenvolvimento dos trabalhos da Assembleia Constituinte de 1823 - a primeira da história brasileira -, pois ensinou aos parlamentares como deveria funcionar, na prática, um parlamento moderno.