Conteúdo e Estrutura
3 Área de Conteúdo e Estrutura
Arquivo histórico da Câmara dos Deputados A documentação espelha as atividades desenvolvidas no âmbito da Assembleia Nacional Constituinte de 1987. Ela contém vários tipos documentais, tais como: atas sucintas e atas plenas; emendas; requerimentos; anteprojetos das comissões e subcomissões temáticas; pareceres; projetos de constituição das comissões de sistematização e de redação; dossiês de listas de votações; correspondências recebidas e expedidas; sugestões populares; além de cartilhas e livretos abordando temas relativos ao texto constitucional, tudo isso revelando as etapas do processo legislativo para a formulação da nova Carta. "A Assembleia Nacional Constituinte representou momento decisivo da vigorosa luta do povo brasileiro pelo término do regime autoritário. A memorável campanha em prol das eleições diretas – "diretas-já" – e, mais tarde, as eleições dos Presidentes Tancredo Neves e José Sarney tornaram viável essa transição democrática." Das atividades em Plenário, alguns fatos marcantes sobre o processo histórico da Assembleia Nacional Constituinte devem ser destacados:
Avaliação, eliminação e temporalidade: O Grupo-tarefa ANC – Arquivo foi instituído pelo Ato da Mesa da ANC nº 30, de 16.09.1988, publicado no Diário da ANC em 23.09.88 (p. 14.363). O Programa "Documentação dos Trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte" destinou-se a assegurar a preservação da memória e da divulgação das atividades e resultados da ANC. O Grupo-tarefa determinado para desenvolver o referido programa foi criado pelo Ato da Mesa da Câmara dos Deputados nº 162, de 1989, e tornado exeqüível pelo Ato da Mesa nº 196, de 1990. O início dos trabalhos do Grupo-tarefa para o Arquivo (documentação de originais e impressos) deu-se em março de 1990, e foi concluído em novembro de 1992. Do conjunto documental transferido, foram separados, para descarte, 23,70 metros lineares relativos a documentos impressos, em duplicata e cópias de originais. Eles foram eliminados em 1993. Foram também descartados: Livros de protocolo; Livros de registro de emendas apresentadas; Coletânea de notícias, com recortes de jornais; Recibo de convocação de reunião, de atas, de sugestões etc. (pelos constituintes); Ficha de protocolo setorizado; Requisição e entrada de material; Requisição para postagem de correspondência; e Listagem de encomenda de SEDEX. Incorporações: Não teve incorporação.
Sistema de arranjo: O fundo foi organizado tendo por base o Regimento Interno da ANC 1987 que estabeleceu a seguinte estrutura organizacional e que passou por uma revisão apresentando a seguinte estrutura atual: Documentos antecedentes: Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal – série formulários contendo sugestões dos cidadãos referente ao texto da futura Constituição 1986-1987. Grupo: Plenário e Mesa; Oito Comissões temáticas, que se subdividiram em vinte e quatro subcomissões a saber: Grupo: I – Comissão da Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher: SubGrupo: Ia) Subcomissão da Nacionalidade, da Soberania e das Relações Internacionais; SubGrupo: Ib) Subcomissão dos Diretos Políticos, dos Direitos Coletivos e Garantias; SubGrupo: Ic) Subcomissão dos Direitos e Garantias Individuais. Grupo:II – Comissão da Organização do Estado: SubGrupo: IIa) Subcomissão da União, Distrito Federal e Territórios; SubGrupo: IIb) Subcomissão dos Estados; SubGrupo: IIc) Subcomissão dos Municípios e Regiões. Grupo: III – Comissão de Organização dos Poderes e Sistema de Governo: SubGrupo: IIIa) Subcomissão do Poder Legistativo; SubGrupo: IIIb) Subcomissão do Poder Executivo; SubGrupo: IIIc) Subcomissão do Poder Judiciário e do Ministério Publico. Grupo: IV – Comissão da Organização Eleitoral, Partidária e Garantia da Instituições: SubGrupo: IVa – Subcomissão do Sistema Eleitoral e Partidos Políticos; SubGrupo: IVb – Subcomissão de Defesa do Estado, da Sociedade e de sua Segurança; SubGrupo: IVc – Subcomissão de Garantia da Constituição, Reformas e Emendas. Grupo: V – Comissão do Sistema Tributário, Orçamento e Finança: SubGrupo: Va – Subcomissão de Tributos, Participação e Distribuição das Receitas; SubGrupo: Vb – Subcomissão de Orçamento e Fiscalização Financeira; SubGrupo: Vc – Subcomissão do Sistema Financeiro. Grupo: VI – Comissão da Ordem Econômica: SubGrupo: Via – Subcomissão de Princípios Gerais, Intervenção do Estado, Regime da Propriedade do Subsolo e da Atividade Econômica; SubGrupo: Vib – Subcomissão da Questão Urbana e Transportes; SubGrupo: VIc – Subcomissão da Política Agrícola e Fundiária e Reforma Agrária. Grupo: VII – Comissão da Ordem Social: SubGrupo: VIIa – Subcomissão dos Direitos dos Trabalhadores e Servidores Públicos; SubGrupo: VIIb – Subcomissão de Saúde, Seguridade e do Meio Ambiente; SubGrupo: VIIc – Subcomissão dos Negros, Populações Indígenas, Pessoas Deficientes e Minorias. Grupo: VIII – Comissão da Família, da Educação, Cultura e Esportes, da Ciência e Tecnologia e da Comunicação: SubGrupo: VIIIa – Subcomissão da Educação, Cultura e Esportes; SubGrupo: VIIIb – Subcomissão da Ciência e Tecnologia e da Comunicação; SubGrupo: VIIIc – Subcomissão da Família, do Menor e do Idoso. Grupo:IX – Comissão de Sistematização Grupo: Comissão de Redação Todos os grupos e subgrupos contendo, em sua maioria, as séries documentais ordenadas cronologicamente: Atas sucintas e plenas das sessões ordinárias e extraordinárias; dossiês contendo anteprojetos das diversas comissões, pareceres, ao projeto substitutivo, requerimentos de destaque, emendas aos anteprojetos, resultados das votações, declarações de voto, documentos relativos as diversas votações dos títulos e artigos da Constituição debatidos no âmbito das comissões e plenário. Grupo: Núcleo de apoio Dossiês de correspondências recebidas e expedidas, justificativas de faltas de constituintes, mapas de freqüência, requisições de servidores, pedidos de materiais, ressarcimentos diversos, dentre outros documentos que refletem as atividades administrativas da ANC. |