Bibliografia
- ABREU, Jayme. A educação secundária no Brasil: ensaio de identificação de suas características principais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 86, n.212, p. 39-84, jan./abr. 2005. Disponível em: <https://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/75/473>. Acesso em: 15 ago. 2014.
- AMARAL, Daniela Patti do. Na contramão do ensino médio inovador: propostas do legislativo federal para inclusão de disciplinas obrigatórias na escola. Cadernos Cedes, [Campinas], v. 31, n. 84, p. 209-230, maio/ago. 2011.
- AMARAL, Nelson Cardoso. Financiamento do EM e a EP: questões para o PNE 2011/2020. Retratos da Escola, [Brasília], v. 5, n. 8, p. 83-97, jan./jun. 2011.
- ARANHA, Ana. Como multiplicar as boas escolas. Época, [Rio de Janeiro], n. 635, p. 56-62, 19 jul. 2010.
- AZEVEDO, Joaquim. Educação profissional, democracia e emancipação: avanços além das utopias. Boletim Técnico do Senac, [Rio de Janeiro], v. 38, n. 1, p. 84-89, jan./abr. 2012.
- BARRETO, Elba Siqueira de Sá. A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médio. Estudos em Avaliação Educacional, [ São Paulo], n. 22, p. 93-99, jul./dez. 2000.
- BARROS, Daniel. A luta pela qualidade. Exame, [São Paulo], v. 47, n. 20, p. 44-51, out. 2013.
- BARROS, Ricardo. Impacto do projeto jovem de futuro. Estudos em Avaliação Educacional, [ São Paulo], v. 23, n. 51, p. 214-226, jan./abr. 2012.
- BASTOS, Augusto de Souza Leão de A. O ensino médio, a grande questão. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 78, n.188/189/190, jan./dez. 1997. Disponível em:<https://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/277/279>. Acesso em: 15 ago. 2014.
- BOTLER, Alice Miriam Happ. Repercussões das políticas multiculturais na educação. Educação & Sociedade, [Campinas], v. 33, n. 119, p. 595-609, abr./jun. 2012.
- BRANDÃO, Carlos da Fonseca. O ensino médio no contexto do plano nacional de educação: o que ainda precisa ser feito. Cadernos Cedes, [Campinas], v. 31, n. 84, p. 195-208, maio/ago. 2011.
- BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Comissão Especial Destinada a Promover Estudos e Proposições para Reformulação do Ensino Médio. Documento orientador para seminários estaduais. Brasília: Edições Câmara, 2013. 174 p. (Comissões em ação, n. 24). Recurso eletrônico. Disponível em: <https://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/14917/documento_orientador_seminarios.pdf?sequence=1>. Acesso em: 14 ago. 2014.
- BÚRIGO, Elisabete Zardo. Ensino médio politécnico: notas sobre a reforma em curso no Rio Grande do Sul. Universidade e Sociedade, [Brasília], v. 22, n. 51, p. 46-59, mar. 2013.
- CARVALHO, Rosângela Tenório de. Educação básica e políticas curriculares: o discurso da diferença cultural. Retratos da Escola, [Brasília], v. 4, n. 7, p. 271-283, jul./dez. 2010.
- CIAVATTA, Maria. Ensino médio e educação profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Retratos da Escola, [Brasília], v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011.
- COSTA, Gilvan Luiz Machado. O ensino médio no Brasil: desafios à matrícula e ao trabalho docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n.236, p. 185-210, jan./abr. 2013. Disponível em: <https://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/2557/1903>. Acesso em: 15 ago. 2014.
- COSTA, Rachel. Onde a lição da casa foi benfeita. Isto é, [ São Paulo], v. 36, n. 2232, p. 62-63, 22 ago. 2012.
- DANTAS, Humberto; CARUSO, Vinícius. Politização nas escolas: o quanto os jovens compreendem essa demanda. E-legis: Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação, Brasília, n. 07, p. 22-33, 2. Sem. 2011. Disponível em: <https://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/7445/politizacao_escolas_dantas%26caruso.pdf?sequence=1>. Acesso em: 14 set. 2014.
- DEMO, Pedro. Mito do aumento de aula. Desafios do Desenvolvimento, [Brasília], v. 8, n. 69, p. 86-87 2011. Edição especial. Edição especial de aniversário, em comemoração aos 47 anos do IPEA. O autor é membro do Conselho de Orientação do IPEA.
- DOMINGUES, José Luiz. A reforma do ensino médio: a nova formulação curricular e a realidade da escola pública. Educação & Sociedade, [Campinas], v. 21, n. 70, p. 63 - 79, abr. 2000.
- FAVARO, Thomaz. A melhor escola do mundo. Veja, [São Paulo], v. 41, n. 7, p. 66-68, 20 fev. 2008.
- FERNÁNDEZ, Carmen Jiménez. Factores significativos del rendimiento excelente: PISA y otros estúdios. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [Rio de Janeiro], v. 20, n. 77, p. 647-676, out./dez. 2012.
- FERRETTI, Celso João. Problemas institucionais e pedagógicos na implantação da reforma curricular da educação profissional técnica de nível médio no IFSP. Educação & Sociedade, [Campinas], v. 32, n. 116, p. 789-806, jul./set. 2011.
- FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. Expansão do ensino médio no Estado de Mato Grosso do Sul no período de 1999 a 2009. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [Brasília], v. 91, n. 228, p. 291-314, maio/ago. 2010.
- FRIGOTTO, Gaudêncio. Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades. Educação & Sociedade, [Campinas], v. 32, n. 116, p. 619-638, jul./set. 2011.
- GIOVINE, Renata. La escuela media bajo el mandato de la obligatoriedad. Cadernos Cedes, [Campinas], v. 31, n. 84, p. 175-194, maio/ago. 2011.
- GOMES, Candido Alberto. Ensino médio obrigatório: que impactos? Estudos em Avaliação Educacional, [São Paulo], v. 21, n. 46, p. 319-340, maio/ago. 2010.
- GOMES, Candido Alberto; et al. Ensino médio: decifra-me ou te devoro. Boletim Técnico do Senac, [Rio de Janeiro], v. 37, n. 1, p. 48-59, jan./abr. 2011.
- GUIMARÃES, Camila. O Brasil ainda não aprendeu. Época, [Rio de Janeiro], n. 744, p. 78-82, 20 ago. 2012.
- HENRIQUES, Paulo de Tarso Costa. Projetos pedagógicos de cursos técnicos no Brasil: o futuro pós-aprovação das diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio de 2012. Boletim Técnico do Senac, [Rio de Janeiro], v. 39, n. 1, p. 85-107, jan./abr. 2013.
- KUENZER, Acacia Zeneida. A formação de professores para o ensino médio: velhos problemas, novos desafios. Educação & Sociedade, [Campinas], v. 32, n. 116, p. 667-688, jul./set. 2011. Título do fascículo: O ensino médio e suas modalidades: propostas, problemas e perspectivas.
- KUENZER, Acacia Zeneida. O ensino médio no Plano Nacional de Educação 2011-2020: superando a década perdida? Educação & Sociedade, [Campinas], v. 31, n. 112, p. 851-873, jul./set. 2010.
- KÜLLER, José Antonio. Protótipos curriculares de ensino médio e de ensino médio integrado. Boletim Técnico do Senac, [Rio de Janeiro], v. 37, n. 3, p. 56-67, set./dez. 2011.
- LEÃO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio; REIS, Juliana Batista dos. Jovens olhares sobre a escola do ensino médio. Cadernos Cedes, [Campinas], v. 31, n. 84, p. 253-273, maio/ago. 2011.
- LEÃO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio; REIS, Juliana Batista dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educação & Sociedade, [Campinas], v. 32, n. 117, p. 1067-1084, out./dez. 2011.
- LIMA, Humberto Silva de. Avaliação da aprendizagem de justiça em alunos de Ensino Médio. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [Rio de Janeiro], v. 20, n. 75, p. 397-418, abr./jun. 2012.
- LIMA, José Fernandes de. Ensino médio: identidade, finalidade e diretrizes. Retratos da Escola, [Brasília], v. 5, n. 8, p. 57-68, jan./jun. 2011.
- LIMA, Leonardo Claver Amorim. Da universalização do ensino fundamental ao desafio de democratizar o ensino médio em 2016: o que evidenciam as estatísticas? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [Brasília], v. 92, n. 231, p. 268-284, maio/ago. 2011.
- LOES, João. Ensino médio: o maior problema da educação do Brasil. Isto é, [ São Paulo], v. 37, n. 2289, p. 52-56, 2 out. 2013.
- LOPES, Alice Casimiro. Competências na organização curricular da reforma do ensino médio. Boletim Técnico do Senac, [Rio de Janeiro], v. 27, n. 3, p. 2-11, set./dez. 2001.
- LOUZANO, Paula. et al. Quem quer ser professor ? Atratividade, seleção e formação docente no Brasil. Estudos em Avaliação Educacional, [São Paulo], v. 21, n. 47, p. 543-568, set./dez. 2010.
- MANECHINI, Guilherme. Mais tempo na escola? Exame, [São Paulo], v. 48, n. 6, p. 44-47, abr. 2014.
- MARTINS, Rodrigo. Para apagar o incêndio. Carta Capital, [São Paulo], v. 17, n. 712, p. 28-31, ago. 2012.
- MELO, Carolina. Yes, nós temos high school. Veja, [São Paulo], v. 45, n. 7, p. 108-109, 15 fev. 2012.
- MELO, Maria Raquel Mesquita. Educação política para a cidadania: a contribuição da Câmara dos Deputados. 2008. 143 f. Monografia (Pós-Graduação) - Curso de Curso de Especialização em Instituições e Processos Políticos do Legislativo, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), da Câmara dos Deputados, Brasília, 2008. Disponível em: <https://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/383/educacao_politica_melo.pdf?sequence=4>. Acesso em: 14 ago. 2014.
- MELO, Savana Diniz Gomes. Políticas para o ensino médio no Brasil: perspectivas para a universalização. Cadernos Cedes, [Campinas], v. 31, n. 84, p. 231-251, maio/ago. 2011.
- MORAES, Silvia Elizabeth Miranda de. A Construção dialética de um currículo no ensino médio internacional. Cadernos de Pesquisa, [São Paulo], n. 102, p. 134-156, nov. 1997.
- MOURA, Dante Henrique; PINHEIRO, Rosa Aparecida. Currículo e formação humana no ensino médio técnico integrado de jovens e adultos. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 82, p. 91-108, nov. 2009. Disponível em:<https://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1580/1272>. Acesso em: 15 ago. 2014.
- NASCIMENTO, Paulo A. Meyer M.; SILVA, Carolina Andrade; SILVA, Paulo Henrique Dourado da. Subsídios e proposições preliminares para um debate sobre o magistério da educação básica no Brasil. Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior, [Brasília], n. 32, p. 37-51, abr. 2014.
- NEUBAUER, Rose; et al. Ensino médio no Brasil: uma análise de melhores práticas e de políticas públicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [Brasília], v. 92, n. 230, p. 11-33, jan./abr. 2011.
- NISKIER, Arnaldo. Inovações na educação média brasileira. Carta Mensal, n. 668, p. 3-25, nov. 2010.
- OLIVEIRA, Dalila Andrade. O ensino médio diante da obrigatoriedade ampliada: que lições podemos tirar de experiências observadas? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [Brasília], v. 91, n. 228, p. 269-290, maio/ago. 2010.
- OLIVEIRA, José Silvio Graboski de. A necessária reorganização das jornadas de trabalho dos docentes nas escolas públicas de educação básica. Revista Síntese: Direito Administrativo, v. 7, n. 81, p. 45-49, set. 2012.
- OLIVEIRA, José Silvio Graboski de. A necessária reorganização das jornadas de trabalho dos docentes nas escolas públicas de educação básica. Revista Síntese Administração de Pessoal e Previdência do Agente Público, v. 2, n. 10, p. 31-34, ago./set. 2012.
- OLIVEIRA, Juliceli Márcia de. Núcleo politécnico comum: concepções, diretrizes e desafios aos cursos técnicos. Boletim Técnico do Senac, [Rio de Janeiro], v. 38, n. 3, p. 16-29, set./dez. 2012.
- OLIVEIRA, Ramon de. A expansão do ensino médio: escola e democracia. Retratos da
Escola, [Brasília], v. 5, n. 8, p. 69-81, jan./jun. 2011.
- OREIRO, Cecilia. Factores que determinan el desempeño educativo en el Uruguay, 2003-2006. Revista de la Cepal, [Santiago], n. 107, p. 67-91, ago. 2012.
- PIRES, Luciene Lima de Assis. Ensino médio e educação profissional: a consolidação nos institutos federais. Retratos da Escola, [Brasília], v. 4, n. 7, p. 353-365, jul./dez. 2010.
- RAMOS, Marise Nogueira. O currículo para o ensino médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas. Educação & Sociedade, [Campinas], v. 32, n. 116, p. 771-788, jul./set. 2011. Título do fascículo: O ensino médio e suas modalidades: propostas, problemas e perspectivas.
- RAMOS, Mozart Neves. Formação de professores: um salto de qualidade na educação básica. Consulex: Revista Jurídica, [Brasília], v. 15, n. 344, p. 38-39, maio 2011.
- RUIZ, Antonio Ibañez. Ensino médio, educação profissional: outros caminhos para a mudança. Retratos da Escola, [Brasília], v. 4, n. 7, p. 341-352, jul./dez. 2010.
- SANDER, Benno. Ensino médio e educação profissional: a ruptura com o dualismo estrutural. Retratos da Escola, [Brasília], v. 5, n. 8, p. 10-24, jan./jun. 2011.
- SCHEIBE, Leda. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo Plano Nacional de Educação. Educação & Sociedade, [Campinas], v. 31, n. 112, p. 981-1000, jul./set. 2010. Título do fascículo: Caminhos na construção do Plano Nacional da Educação: questões desafiadoras e embates emblemáticos.
- SCHNEIDER, Marilda Pasqual. O PDE e as metas do PAR para a formação de professores da educação básica. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [Rio de Janeiro], v. 20, n. 75, p. 303-323, abr./jun. 2012.
- SCHLEGEL, Rogerio. Educação como política pública: por que os retornos políticos merecem ser avaliados. E-Legis: Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação, Brasília, n.7, p. 7-21, 2. sem. 2011. Disponível em: <https://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/7464/educacao_politica_schlegel.pdf?sequence=1>. Acesso em: 14 ago. 2014.
- SEVERINO, Antonio Joaquim. Formação política do adolescente no Ensino Médio: a contribuição da filosofia. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1 61, p. 57-74, jan./abr. 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pp/v21n1/v21n1a05>. Acesso em: 15. Ago. 2014.
- SILVA, Monica Ribeiro da. Tecnologia, trabalho e formação na reforma curricular do ensino médio. Cadernos de Pesquisa, [São Paulo], v.39, n.137, p.441-460, maio/ago. 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cp/v39n137/v39n137a07.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2014.
- SILVA, Roberto Rafael Dias da. Políticas de constituição do conhecimento escolar para o Ensino Médio no Rio Grande do Sul: uma analítica de currículo. Educação em Revista, v. 30, n. 1, p.127-156, mar. 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/edur/v30n1/a06v30n1.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2014.
- SILVA JÚNIOR, João dos Reis; LUCENA, Carlos; FERREIRA, Luciana Rodrigues. As relações entre o ensino médio e a educação superior no Brasil: profissionalização e privatização. Educação e Sociedade, Campinas, v.32, n.116, p.839-856, jul./set. 2011. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/es/v32n116/a12v32n116.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2014.
- SIMÕES, Carlos Artexes. Políticas públicas do ensino médio: iniciativas governamentais e o ensino médio inovador. Retratos da Escola, [Brasília], v. 5, n. 8, p. 111-125, jan./jun. 2011.
- SOUZA, André Portela de. Fatores associados ao fluxo escolar no ingresso e ao longo do ensino médio no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, [Rio de Janeiro], v. 42, n. 1, p. 5-39, abr. 2012.
- SOUZA, Aparecida Neri de. Condições de trabalho e suas repercussões na saúde dos professores da educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, [Campinas],v. 32, n. 117, p. 1105-1121, out./dez. 2011.
- TELLES, Margarida. A audiência do ensino médio em baixa. Época, [Rio de Janeiro], n. 703, p. 40-41, nov. 2011.
- VIANNA, Claudia. Gênero na educação básica: quem se importa? Uma análise de documentos de políticas públicas no Brasil. Educação & Sociedade, [Campinas],v. 27, n. 95, p. 407-428, maio/ago. 2006.
- ZIBAS, Dagmar M. L. A reforma do ensino médio nos anos de 1990: o parto da montanha e as novas perspectivas. Revista Brasileira de Educação, [Rio de Janeiro], n.28, p.24-36, jan./abr. 2005. Disponível em:<https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n28/a03n28.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2014.
- ZIBAS, Dagmar M. L. Refundar o ensino médio? Alguns antecedentes e atuais desdobramentos das políticas dos anos de 1990. Educação e Sociedade, Campinas, v.26, n.92, p.1067-1086, out. 2005. Disponível em:<https://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a16.pdf >. Acesso em: 15 ago. 2014.
*Documentos disponíveis para consulta no acervo da Biblioteca e no Portal da Câmara dos Deputados.
(Atualizado em 14/08/2014)