Seminário da CSPCCO debate PEC que inclui as guardas municipais entre os órgãos da segurança pública
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realiza, nesta terça-feira (12), um seminário para discutir a Proposta de Emenda à Constituição 275/16 e a importância das guardas municipais para a segurança pública.
A PEC inclui as guardas municipais entre os órgãos da segurança pública e equipara o regime de previdência de seus profissionais aos policiais civis e militares. Ela já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e aguarda constituição da comissão especial que irá analisá-la.
“Embora os guardas municipais sejam submetidos a riscos idênticos aos que estão sujeitos os integrantes das polícias civil e militar, seus integrantes não dispõem do mesmo amparo legal que é dado aos seus colegas policiais”, disse o deputado Cabo Sabino (PR-CE), que é autor da proposta e pediu a realização deste debate.
“A PEC 275 visa corrigir a omissão jurídico-constitucional para garantir aos guardas municipais a proteção necessária para o desempenho de sua profissão. Esta categoria é de extrema importância para o exercício da segurança pública e para a preservação da ordem, da incolumidade das pessoas e do patrimônio”, defendeu o parlamentar.
Foram convidados para o seminário:
- o representante da União da Nação Azul (UMA) Elivanio Maciel de Lima;
- o comandante da Ronda da Capital (Rondac), Guilherme Freitas de Lima;
- o vereador de Fortaleza (CE) Marcio da Cruz Farias; e
- representante da Guarda Municipal de São José dos Campos (SP) Elvis Oliveira de Jesus.
O evento está marcado para as 10 horas no auditório Nereu Ramos.