Câmara lança novo livro e conjunto documental histórico sobre Bertha Lutz

Com formação em direito e biologia, Bertha Maria Julia Lutz participou do movimento pelo sufrágio feminino no Brasil de forma decisiva. Nessa luta, chegou à condição de Deputada Federal em 1936.
23/06/2020 17h38

Plenarinho

Câmara lança novo livro e conjunto documental histórico sobre Bertha Lutz

Bertha Lutz

O Centro de Documentação e Informação (Cedi), em homenagem à luta política de Bertha Lutz, publicou uma nova edição de sua biografia, na série Perfil Parlamentar da Edições Câmara.  Vários documentos originais digitalizados sobre a vida de Bertha Lutz também tornam-se disponíveis pelo Arquivo da Câmara/Cedi.

O lançamento do livro e do conjunto documental ocorreu no dia 8 de junho, no âmbito da 4ª Semana Nacional dos Arquivos. No dia seguinte (9), foi realizada uma live, às 16h, do debate entre as instituições parceiras sobre o material histórico digitalizado do acervo Bertha Lutz (1888-1985). A transmissão aconteceu pelo perfil do Arquivo da Câmara no Facebook.

Escrita pela historiadora Teresa Cristina de Novaes Marques, a biografia de Bertha Lutz apresenta pontos relevantes da atuação dessa relevante personalidade na história do país, em especial na luta pelos direitos políticos da mulheres, além de incluir seus principais discursos. A nova edição conta com o prefácio da Primeira Secretária, deputada Soraya Santos, e está disponível em formato ebook para download na Livraria da Câmara, na Biblioteca Digital e nas plataformas Amazon, Google, Apple e Kobo.

A obra foi  indicada como livro do mês, em março de 2019, pela missão do Brasil junto à ONU.

Documentos históricos de Bertha Lutz no Parlamento

São ao todo 161 peças que o Arquivo da Câmara torna disponível à sociedade. Os documentos digitalizados compõem o acervo histórico relativo às relações entre Bertha Lutz e os Poderes Constituinte e Legislativo, sendo divididos em dois grupos: "Reivindicações das mulheres da sociedade civil encaminhadas à Assembleia Constituinte de 1933-34” e  "Atuação parlamentar na Legislatura de 1935-37", representando este segundo um outro momento da carreira de Bertha Lutz, como deputada suplente.

O acervo completo, denominado "Feminismo, ciência e política - o legado Bertha Lutz 1881 - 1985" é fruto de uma parceria realizada entre o Arquivo da Câmara dos Deputados, o Arquivo Nacional, o Arquivo Histórico do Itamaraty, o Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas e o Museu Nacional. A contribuição do Museu Nacional incluiu documentos depois destruídos no incêndio ocorrido em setembro de 2018, no Rio de Janeiro.

Ainda em 2018, esse conjunto de documentos foi nominado pela Unesco como documentos integrantes do programa Memória do Mundo por seu "valor excepcional e interesse nacional" e que "devem ser protegidos para benefício da humanidade".

O conjunto documental de Bertha Lutz poderá ser acessado na íntegra na página do Arquivo Histórico. Essa é uma das ações que o Arquivo da Câmara preparou para a 4ª Semana Nacional dos Arquivos, ocorrida entre 8 e 14 de junho, com o tema "Empoderando a sociedade do conhecimento".

(Adaptada da notícia de 5\6\20: https://www.camara.leg.br/assessoria-de-imprensa/667356-camara-lanca-novo-livro-e-conjunto-documental-historico-sobre-bertha-lutz/)