TCE da Paraíba e Rede Sarah de Hospitais recebem Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2014

Os premiados deste ano foram a Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, na categoria Sociedade Civil, e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, na categoria Governamental. Os patronos de cada prêmio foram respectivamente o ex-governador da Paraíba Pedro Moreno Gondim e o ex-presidente da República Itamar Franco.
25/03/2011 16h10

Agência Câmara

TCE da Paraíba e Rede Sarah de Hospitais recebem Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2014

A Câmara dos Deputados realizou sessão solene no dia 9 de dezembro para a entrega do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2014. Os premiados deste ano foram a Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, na categoria Sociedade Civil, e o Tribunal de Contasdo Estado da Paraíba, na categoria Governamental. Os patronos de cada prêmio foram respectivamente o ex-governador da Paraíba Pedro Moreno Gondim e o ex-presidente da República Itamar Franco.

Presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, o deputado Hugo Motta, (PMDB-PB) elogiou os vencedores. "Os cidadãos brasileiros, que pagam uma das maiores cargas tributários do mundo, querem cada vez mais ver esses recursos voltarem em forma de serviços prestados com qualidade", afirmou Motta.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), em discurso lido pelo deputado Simão Sessim (PP-RJ), ressaltou a importância da premiação em tornar a população mais interessada no processo político. "De fato, não cabe ao administrador público outra postura que não seja a de satisfazer o interesse do detentor real do poder, o povo brasileiro. Se esse aspecto torna o prêmio repleto de significados e sentidos, a premiação também representa verdadeiro estímulo para que tenhamos uma sociedade civil cada vez mais atenta em relação à atuação do poder público."

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fábio Nogueira, recebeu o prêmio das mãos do ex-ministro da Casa Civil Henrique Hargreaves, no governo do Presidente Itamar Franco, patrono da categoria governamental. "Ao percorrer 7.594 quilômetros, desde a Capital ao mais longínquo recanto da Paraíba, moveu-nos a convicção de que nada, nem ninguém, pode ser tão eficiente do que o olhar da própria população na fiscalização dos recursos públicos", salientou em discurso de agradecimento.

O conselheiro Fábio Nogueira fez um agradecimento particular ao deputado Hugo Motta dizendo que o prêmio tem grande significância para o TCE, "é a celebração de um ato de parceria. Somos parceiros de uma mesma
causa, em que a Câmara dos Deputados, ao exercer o seu poder fiscalizatório, também, reconhece as ações que realçam o princípio da moralidade para a efetivação do ideal democrático".

Na categoria Sociedade Civil, o prêmio concedido à Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, indicada pela Liderança do PRB, foi recebido pela presidente da instituição, Lúcia Willadino Braga, das mãos da representante do Patrono Pedro Gondim, deputada Nilda Gondim e do Senador Vital do Rego. A instituição obteve o reconhecimento pela gestão transparente dos recursos governamentais que recebe para a manutenção de nove hospitais, que atendem a mais de um milhão e quinhentos mil pacientes. Presidente da Rede Sarah, Lúcia Willadino Braga agradeceu à Câmara pelo apoio à instituição e também a seus colegas médicos por todo dia "transformarem a utopia em realidade".