CFFC realiza audiência pública com ministro da Saúde

Parlamentares questionarão Alexandre Padilha sobre falta de medicamentos para combater a Aids e sobre declarações do ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, a respeito da falta de fiscalização nas transferências do Ministério da Saúde para estados e municípios.
25/03/2011 16h10

Texto: Rafael Fontana

Edição: Jair Francelino

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados (CFFC) convidou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para esclarecer, durante audiência pública, denúncias de desvio de verba pública e falta de fiscalização na pasta, apontadas pelo ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage. 

De acordo com matéria publicada pelo jornal O Globo no dia 23 de março, Hage afirma que a Saúde tem a pior fiscalização do Governo, em decorrência do controle “absolutamente insuficiente” das transferências para estados e municípios. O ministro-chefe da CGU disse, ainda, que falta transparência no Ministério da Saúde, e anunciou um plano de ação para conter o rombo noscofres públicos.

O requerimento de audiência pública com o ministro da Saúde para esclarecer as denúncias apontadas pelo ministro-chefe da CGU foi apresentado pelo deputado Delegado Waldir (PSDB-GO).

Na mesma sessão, Alexandre Padilha será questionado sobre a falta de medicamentos para combater a Aids, em atendimento a um requerimento previamente apresentado pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) e aprovado com adendo para que se pudesse abordar outros temas relevantes da área da Saúde, a que o ministro também já se dispôs a responder.

A audiência está agendada para o dia 12 de abril, terça-feira, às 14h30, no plenário 14, e será conduzida pelo presidente da CFFC, deputado Sérgio Brito (PSC-BA).

Serviço:

Audiência Pública com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha

Câmara dos Deputados, Anexo II, Plenário 14

Data: 12/4/2011, às 14h30