Em audiência pública, CFFC debate gastos de verbas do Fundo Constitucional pelo GDF

Esteve no centro do debate a verba, que prioritariamente deveria custear a segurança pública da Capital, mas que está sendo utilizada em outras áreas.
25/03/2011 16h10

Leonardo Prado/Câmara dos Deputados

Em audiência pública, CFFC debate gastos de verbas do Fundo Constitucional pelo GDF

Deputado Izalci Lucas

A partir do requerimento dos deputados Izalci Lucas (PSDB-DF) e Laerte Bessa (PR-DF), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados promoveu no último dia 13 de julho uma audiência pública a fim de investigar os gastos de verbas do Fundo Constitucional realizados pelo Governo do Distrito Federal.

Secretário de Controle Externo da Fazenda Nacional do Tribunal de Contas da União (TCU), Thiago Dultra informou que atualmente há 10 processos no Tribunal que apuram o uso do Fundo Constitucional e avaliou a situação. “Entendemos que é um problema complexo, que precisa de uma solução, sobretudo política”.

Vice-presidente do Sinpol-DF, Paulo Roberto lamentou a situação da Segurança Pública. “Há 20 delegacias fechadas por falta de efetivo. Os índices que o governo apresenta não retratam a realidade porque a população não tem como registrar as ocorrências. Ninguém imaginaria que isso poderia acontecer na capital da República”.

Ao final, o deputado Izalci reforçou que a solução para o problema é a federalização da Segurança Pública do DF. “Debater o Fundo Constitucional é nossa obrigação. Mas não há outro caminho: vamos federalizar”.

No canal da Câmara no YouTube você pode conferir na integra a Reunião Deliberativa da CFFC desta quarta-feira, assim como todas as outras. A comissão também está presente no Facebook e no Twitter.