Deputados da CFFC fazem visita técnica em obras financiadas pelo BNDES no Maranhão.

Uma comitiva da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal realizou na última sexta-feira (02/12) visita técnica a Estado do Maranhão. Liderada pelo deputado Hildo Rocha (PMDB/MA) autor do requerimento que sugeriu a missão a três cidades do estado nordestino, esclareceu que a visita busca explicações para o descumprimento dos cronogramas de execução das obras e outras questões referentes à aplicação dos recursos provenientes de empréstimo contraído junto ao BNDES.
25/03/2011 16h10

O pedido da visita técnica justifica-se pela implantação do Programa Viva Maranhão que contempla investimentos de 3,8 bilhões entre 2013 e 2016 nas áreas de saúde, saneamento básico, qualidade no ensino, segurança pública, qualificação profissional e capacidade cientifica e tecnológica.

Além do parlamentar maranhense, acompanharam a visita o deputado titular da comissão Valtenir Pereira (PMDB/MT), um técnico da comissão e, a convite, a representante da Assembléia Legislativa do Maranhão, a deputada estadual Andrea Murad (PMDB).

 Pela manhã, a comitiva foi à Estrada do Arroz, na USC (Unidade de Segurança Comunitária) e no Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz, onde estavam previstos investimentos de mais de R$ 6 Milhões. O deputado Hildo Rocha esclareceu que a visita busca explicações para o descumprimento dos cronogramas de execução das obras e outras questões referentes à aplicação dos recursos provenientes de empréstimo contraído junto ao BNDES.  

Na Estrada do Arroz, por exemplo, foi constato que 14 km feitos anteriormente pela fábrica Suzano Papel e Celulose está em mal estado de uso, onde passam muitas carretas carregadas de toras de eucaliptos.

Durante a visita os deputados receberam abaixo assinado com 92 assinaturas do Fórum De Defesa da Cidadania e Desenvolvimento das Comunidades da Estrada do Arroz cobrando melhorias na estrada para condições de tráfego.

Na Unidade Comunitária de Segurança Comunitária de Imperatriz, a comissão foi impedida de entra e constatou que no local funciona o Centro Administrativo da PM da região. Nesta ocasião, a comitiva não teve permissão de entrar no local por determinação do comandante Antonio Mankus da Silva Lima.

Na parte da Tarde o Deputado Valtenir Pereira visitou O Centro Sócio Educativo de Imperatriz e contatou que 65% das obras estão prontas e o Batalhão da Polícia Militar de Imperatriz onde constatou que as obras estão atrasadas.

Na ocasião, Rocha viajou a Chapadinha para visitar as obras do Hospital Regional, que está 90% prontas e o Centro de Hemodiálise do município. Lá o deputado constatou que o canteiro de obras desse Centro está abandonada.

No mesmo dia , a comissão seguiu para São Luiz para completar o roteiro proposto incialmente com visitas a obras da Educação, Assistência Social e Infraestrutura.

Ao final, Hildo Rocha explicou que a Comissão irá confrontar os dados apurados na fiscalização com documentos referentes a cada uma das obras fiscalizadas para em seguida debater o assunto com todos os integrantes do colegiado. O deputado adiantou que em todas as obras fiscalizadas foram constatadas irregularidades.