Comissão vota requerimentos sobre informações de uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) pelas autoridades

A décima oitava reunião ordinária da Comissão Fiscalização de Financeira e Controle da Câmara dos Deputados (CFFC), realizada na manhã de desta quarta-feira (9), derrubou pelo menos 4 requerimentos que solicitavam informações sobre viagens de autoridades do governo do Presidente Michel Temer.
25/03/2011 16h10

Neste ano de 2016, a comissão tem sido boicotada pelos parlamentares do PMDB, PSDB, DEM, PP, PSB e PTB. Os deputados ora não registram presença e, quando comparecem, rejeitam os pedidos de convite a autoridades e os requerimentos de esclarecimentos sobre ações de governo, segundo o deputado Paulão (PT/AL) que presidiu a CFFC nesta quarta. (9).

Para Paulão, nesta sessão , depois de várias reuniões sem comparecer para evitar a constituição do quórum regimental, os governistas contribuíram para que houvesse o quórum com objetivo de tentar derrubar os mais de 14 requerimentos apresentados pela oposição a Temer, principalmente sobre gastos com viagens dos ministros.

O primeiro ponto da pauta, por exemplo, era o requerimento de informações aos ministros do governo Temer sobre o uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) pelas autoridades em descumprimento com a norma vigente que regula a utilização das aeronaves para deslocamento em missões oficiais. Adelmo disse que o fato fora noticiado pela grande imprensa durante a semana.

Presidida pelo deputado petista do Acre, Leo de Brito, e tendo como vice o deputado Paulão de Alagoas, a comissão tem pautado temas importantes de esclarecimentos sobre as ações do governo. No entanto, o governo deliberadamente boicota a Comissão. Para Paulão, que presidiu a reunião de hoje , os atuais governistas atuam de forma antidemocrática ao se negar a votar, e quando votam, como hoje, não discutem e querem derrubar até mesmo pedidos de informação.