CFFC promove audiência para discutir problemas de planos de saúde

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara promove audiência pública nesta terça-feira (26/09), para discutir “os problemas amplamente relatados na mídia sobre planos de saúde, especialmente o fato de associados serem forçados a procurar o SUS”. A audiência pública acontece nesta terça-feira (26), às 14 horas, no Plenário 11, da Câmara dos Deputados, em Brasília.
25/03/2011 16h10

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara promove audiência pública nesta terça-feira (26/09), para discutir “os problemas amplamente relatados na mídia sobre planos de saúde, especialmente o fato de associados serem forçados a procurar o SUS”.

No requerimento apresentado para que fosse realizada a audiência, o dep. Wilson Filho (PTB/PB) justificou que “uma pesquisa encomendada pela Associação Paulista de Medicina (APM) ao Instituto Datafolha revela que 79% dos pacientes que recorreram aos planos de saúde nos últimos 24 meses tiveram algum tipo de problema. Entre as reclamações mais recorrentes, estão a dificuldade para marcar consultas (66%), procedimentos de maior custo (67%) e falhas no atendimento em pronto-socorro (80%).

Ainda de acordo com o documento assinado pelo parlamentar paraibano, que é presidente da CFFS, “outro grave problema apontado pela pesquisa é a obstrução dos planos de saúde ao trabalho dos médicos. Na opinião da maioria dos pacientes, 56% deles, os planos pressionam os médicos para reduzir o tempo de internação. Além disso, 60% dos usuários concordam que os planos pagam valores baixos por consultas ou procedimentos”.

E, para finalizar, no requerimento, conclui-se que, “diante tantos problemas e dificuldades na relação com os planos de saúde, o estudo revela que 30% dos pacientes declaram ter apelado ao SUS ou ao atendimento particular para conseguir atendimento”.

Além dos deputados da CFFC, participam da reunião representantes da Agência Nacional de Saúde (ANS), da Federação Nacional de Saúde (Fenasaúde) e do Instituto Proteste. Para mais informações, basta acessar o site da CFFC na internet ou seguir a página da Comissão no Facebook ou no Twitter.  A audiência pública acontece nesta terça-feira (26), às 14 horas, no Plenário 11, da Câmara dos Deputados, em Brasília.