CFFC decide convidar 3 ministros de estado para prestar esclarecimentos
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle decidiu, nesta terça-feira (03/05), convidar os ministros do Gabinete de Segurança Institucional, general Heleno Augusto, da Advocacia-Geral da União, André Mendonça, e da Economia, Paulo Guedes, para participarem de audiências públicas na Câmara dos Deputados.
Paulo Guedes, incialmente, estaria presente na reunião desta terça, mas houve um desencontro, e o titular da Economia participa de audiência com outras quatro comissões da Casa. O presidente da CFFC, dep. Aureo Ribeiro (Solidariedade/RJ), reclamou de que não havia sido comunicado e não poderia incluir a Comissão na audiência conjunta sem consultar os demais deputados. Segundo o presidente Aureo, "a audiência conjunta traria prejuízo à qualidade do debate que seria travado na nossa Comissão". Um novo requerimento de convite foi aprovado, e o ministro da Economia deve participar de audiência pública da CFFC no dia 09 de junho.
O ministro da GSI deve comparecer à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle nos próximos dias 19 de maio, conforme decidido pelos deputados nesta terça-feira. O autor do requerimento do convite, dep. Kim Kataguiri (DEM/SP), registrou no pedido que o general Augusto Heleno deve “prestar esclarecimentos sobre a disseminação de notícias falsas sobre a pandemia propagadas pelo Presidente da República e seus aliados pelos meios institucionais e também nas redes sociais”.
Já o titular da AGU deve participar de audiência da CFFC um dia antes, em 18 de maio. Também autor do pedido de convite a André Mendonça, o dep. Kim Kataguiri afirmou que o ministro deve prestar esclarecimentos sore a divulgação de “notícia falsa sobre o tratamento precoce (da Covid-19) e sobre irregularidades no repasse de verbas aos estados para UTIs de hospitais”.
Os deputados da CFFC também aprovaram outros requerimentos para realização de audiências públicas. Irregularidades no fundo Petros dos trabalhadores da Petrobras, obras inacabadas em creches e a não-autorização da Anvisa para importação da vacina russa Sputnik V são os temas a serem tratados nessas futuras reuniões, que ainda não têm data marcada para acontecer.
A próxima reunião da Comissão de Fiscalização Financeira acontece na quarta-feira (12/05) e deve contar com a presença do ministro da Defesa. O general Braga Neto confirmou presença na audiência em atendimento à convocação aprovada pelos parlamentares da CFFC.