Instalada Subcomissão Especial da Saúde
Na reunião de instalação da Subcomissão, o deputado Edmar Arruda, presidente da CFFC, frisou que é preciso fazer mais que mostrar o problema: “Bater no problema e não mostrar a solução não é eficaz. Não podemos ficar só na fachada. Precisamos pegar bons modelos e trazer isso para todos”, ressaltou.
Como exemplo, o presidente convidou os parlamentares da Subcomissão a conhecer o modelo de serviço social criado durante sua gestão no Sindicato da Habitação e dos Condomínios do Estado do Paraná (SECOVI/PR), único serviço social no Brasil com certificado ISO 9000. Por esse serviço, empresas da construção civil e do mercado imobiliário oferecem atendimento médico e odontológico a 23 mil trabalhadores desses setores. Sugeriu também a implementação de tabela com preços máximos para os artigos hospitalares. O modelo já é usado pela tabela Sinapi da construção civil.
A nova Subcomissão será presidida pelo deputado Filipe Pereira e sua competência abrangerá a fiscalização não só dos recursos públicos oriundos do Ministério da Saúde, mas de todos aqueles destinados ao setor, inclusive os do Ministério da Educação destinados aos hospitais universitários. "Nós precisamos mergulhar na questão do Rio de Janeiro, sem esquecer os outros estados”, ressaltou o presidente da Subcomissão
O deputado Marcelo Mattos, membro da Subcomissão, propôs a centralização de compras com o código de barras. Disse ter percebido a dificuldade no controle dos produtos quando ocupava o cargo de secretário na Prefeitura de São João de Meriti – RJ. “Precisamos controlar o que entra e o que sai”, alertou.
Composição da Subcomissão:
Filipe Pereira (PSC/RJ), Presidente
Áureo ( PRTB/RJ), Relator
Marcelo Matos (PDT/RJ)
Edson Santos (PT/RJ)
Nelson Bornier ( PMDB/RJ)
Eduardo Cunha PMDB/RJ)
Vanderlei Macris (PSDB/SP)
Paulo Feijó (PR/RJ)