Crise do setor naval: CFFC faz visita técnica ao Estaleiro BrasFels, em Angra dos Reis.
O deputado Valtenir Pereira (PROS-MT), vice-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle-CFFC, esteve em Angra dos Reis (RJ), no último dia 18 de setembro, em visita técnica ao estaleiro BrasFels. Valtenir Pereira integrou uma comitiva de deputados e representantes de trabalhadores para mais esta ação do Fórum Permanente, que foi criado pela CFFC, comissão presidida pelo deputado Vicente Cândido, para debater os efeitos da "Operação Lava Jato" na economia e no índice de emprego do Brasil. A delegação foi recebida pelo presidente da BrasFels, K. C. Kwok.
A BrasFels assumiu o estaleiro de Angra dos Reis no ano 2000 com apenas 7 funcionários e, hoje, tem 8000 empregados mas, apesar de não estar envolvida em irregularidades apontadas pela Operação Lava Jato, teve que demitir 1000 funcionários devido à falta de pagamento da empresa Sete Brasil, que é gestora na área no setor petrolífero. "A situação preocupa, tendo em vista que as obras contratadas estão sendo concluídas", disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis, Manoel Sales, destacando que, "apesar das demissões diárias que vêm ocorrendo, o Brasfels é o único estaleiro que encontra-se em pleno funcionamento".
O deputado Valtenir Pereira, autor do requerimento nº 132/2015, que propôs a realização de visita e da mesa redonda, fez uma breve exposição sobre as circunstâncias que levaram à criação do Fórum Permanente e sobre os esforços que estão sendo feitos para buscar soluções para os problemas advindos dos desdobramentos da Operação Lava Jato. Segundo Valtenir Pereira, o objetivo da visita foi "prestar solidariedade e ajudar a articular soluções práticas e rápidas junto aos atores envolvidos na questão, para que a empresa se mantenha em pleno funcionamento e garanta, com isso, a manutenção dos postos de trabalho ali ocupados", ressaltou.
Além do deputado Valtenir Pereira, integraram a comitiva os deputados Fernando Jordão (PMDB-RJ) e Luiz Sérgio (PT-RJ) - ex-prefeitos do município –, deputados da região, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra, Manoel Vieira Sales; a vice-presidente, Cristiane Marcolino; o vice-presidente da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomercio/RJ) e presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Essiomar Gomes; Joacir Pedro, diretor da Federação Única dos Petroleiros (Fup); Luciano Reis Infiesta, da Cabogás Equipamentos Onshore-Offshore; o presidente da Câmara Municipal de Angra, o vereador Marco Aurélio Vargas; e o vereador Eduardo Godinho.