Comissões realizam audiência para esclarecer denúncias contra a mineradora Vale

As comissões de Fiscalização Financeira e Controle, presidida pelo deputado Edinho Bez (PMDB-SC), e de Tributação e Finanças da Câmara promoveram nesta terça-feira (22/10), audiência pública com o objetivo de obter esclarecimentos sobre os impactos ambientais e as violações de direitos humanos e trabalhistas provocados pela mineradora Vale.
25/03/2011 16h10

Os autores dos requerimentos que sugeriram a audiência conjunta foram os deputados paraibanos Manoel Junior (PMDB) e Wellington Roberto (PR-PB). Segundo eles, denúncias veiculadas pela imprensa, apontam que quase 20 empresas prestadoras de serviço para a Vale fecharam as portas ou atrasaram pagamentos de seus funcionários e fornecedores. Há também, de denúncias de impactos ambientais e violação de direitos humanos.
 
Além do presidente da Vale, Murilo Ferreira [que não compareceu a audiência pública], foram convidados ainda, Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES); Murilo Portugal, presidente da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN); José Eduardo Guimarães Barros, procurador-chefe da Procuradoria Federal especializada da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), além de Edemir Pinto, Waldir Pires, Marcos Antonio Miranda, Cezar Augusto de Almeida e Olímpio Biondo, sócios das empresas BM&F Bovespa, W.O. Engenharia, Construtora Amarq Ltda, construtora Lucaia Ltda, Engecaf Serviços Ltda.