Comissão realiza audiência pública com a presença do ministro Alexandre Padilha
O ministro Padilha falou inicialmente sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ministério no sentido de aumentar a transparência, a fiscalização e o controle dos gastos e serviços públicos de saúde, inclusive em relação aos hospitais federais do Rio de Janeiro, demonstrando que a economia de recursos resultante desse trabalho vem sendo investida na melhoria e ampliação dos serviços oferecido à população.
Instado pelo deputado Nelson Bornier, o ministro também abordou questões pontuais sobre denúncias envolvendo os hospitais federais do Rio de Janeiro e um ex-assessor do Ministério da Saúde, informando que as providências cabíveis estão sendo tomadas pelos órgãos competentes.
Os representantes do TCU e da CGU também prestaram esclarecimentos sobre o andamento das investigações envolvendo irregularidades nos hospitais federais do Rio de janeiro. Já a Sra. Leila Regina de Carvalho, ex-diretora administrativa do Hospital Federal de Bonsucesso, destacou seu trabalho como servidora de carreira na área da saúde e negou qualquer envolvimento em irregularidades.
O autor do requerimento da audiência, deputado Nelson Bornier, mostrou-se satisfeito com a participação do ministro e demais convidados presentes, mas lamentou a ausência de diversos diretores dos hospitais federais do Rio de Janeiro – e especialmente do diretor do Departamento de Gestão Hospitalar no Estado do Rio, João Marcelo Ramalho Alves –, os quais, embora convidados, não compareceram à audiência.