Comissão realiza Audiência Pública para tratar de reclamações relacionadas ao Consórcio Jirau, no Rio Madeira (RO)

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle irá ouvir autoridades sobre possíveis irregularidades e reclamações quanto ao Consórcio Jirau, inclusive com o não cumprimento de convênios com o Município de Porto Velho e também com o Estado de Rondônia.
25/03/2011 16h10

A Audiência Pública foi marcada de acordo com o Requerimento 65/11, subscrito por todos os membros da Subcomissão de Fiscalização e Acompanhamento das Obras do PAC. A proposta surgiu depois de uma visita técnica da Subcomissão às usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. De acordo com os autores do requerimento, que participaram de audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia, ficou claro para as autoridades presentes que apresentam-se várias irregularidades e reclamações quanto ao Consórcio Jirau, o qual foi o único a não mandar representante.

Já confirmaram presença Vitor Paranhos (Presidente do Consórcio Jirau, no Rio Madeira-RO, através da ESBR - Energia Sustentável do Brasil S/A), Antônio Acácio Moraes do Amaral (Presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Rondônia e Acre – FITRAC) e um representante do Ibama. Também foram convidados Maurício Bahar (Presidente do Grupo GDF Suez Energy), Eurides Luiz Mescolotto (Diretor-Presidente da Eletrosul), Ian Monteiro de Andrade (Diretor da Camargo Correa Investimentos S/A), Dilton da Conti Oliveira (Diretor-Presidente da Companhia Hidroelétrica de São Francisco – CHESF), Deputado Walter Araújo (Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia), Representante da Prefeitura Municipal de Porto Velho – RO, Representante do Ministério Público do Trabalho e Representante do Tribunal de Contas da União.

O Presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, Deputado Sérgio Brito, agendou a audiência pública para a próxima terça-feira (28), às 14h30 no Anexo II da Câmara dos Deputados.