CFFC entrega Prêmio Transparência e Fiscalização Pública - 2022
CFFC realizou a entrega do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2022.
Com o objetivo de reconhecer e homenagear o trabalho das entidades e pessoas com a atividade de fiscalizar, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados concedem, anualmente, há mais de 15 anos, o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública às melhores experiências de transparência e de fiscalização realizada por órgão, entidade, programa ou agente da administração pública direta ou indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios ou por pessoa e entidade da sociedade civil.
Neste ano, a entrega do prêmio foi realizada em dois momentos: uma sessão de homenagem na quarta-feira (14) com a presença de grande parte dos agraciados e na quinta-feira (15), e um encontro, no Tribunal Superior Eleitoral, entre o o Ministro Alexandre de Moraes, Presidente do TSE e o deputado Aureo Ribeiro, Vice-Presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, acompanhado dos deputados Elias Vaz, Hildo Rocha, Ivan Valente, Leo de Brito e Lucas Vergílio.
Na Categoria Governamental:
1. Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela atuação durante as eleições;
2. Vereador Milton Leite - Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, pela criação do programa de televisão Câmara Viva. Exibido na TV Cultura, em canal aberto, ele ensina o passo a passo para que o Cidadão se informe e participe.
O vereador participou da cerimônia virtualmente e o prêmio foi entregue ao seu filho, deputado Alexandre Leite.
3. Comissão Externa para Acompanhar o Desenvolvimento dos Trabalhos do Ministério da Educação
(CEXMEC) , que tem como objetivo fiscalizar e acompanhar as políticas públicas, indicadores e metas, diretrizes e ações elaboradas pelo MEC.
A Comissão foi representada pelo seu coordenador, Deputado Felipe Rigoni;
4. TV Câmara ao Vivo (Novo Formato de Transmissão Informativa e Interativa), pela inserção de informações na transmissão ao vivo, sobre os parlamentares e sobre os assuntos em debate, dialogando com o cidadão, traduzindo termos técnicos e explicando processos.
A TV foi representada pela servidora Ginny Morais, Diretora da Coordenação de Transmissão em Tempo Real.
Categoria Sociedade Civil:
1. Movimento Brasil Livre (MBL),
por sua atuação na criação de conteúdo digital relacionado à política nacional
Representado por sua Coordenadora Nacional, Amanda Vettorazzo;
2. Fiquem Sabendo, agência de dados independente, por facilitar o acesso à informação e às ferramentas
de transparência para promover a fiscalização do poder público brasileiro;
Foi representada por Maria Vitória Frisoni, Diretora Executiva e Bruno Morassutti, Coordenador de Advocacy;
3. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Febrafite,
Entidade que contribui para o aperfeiçoamento do sistema tributário e fomenta a cidadania fiscal, representada pelo seu presidente, Rodrigo Keidel Spada.