CFFC convoca Moreira Franco para esclarecer problemas com as obras dos aeroportos e quer explicações do ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, sobre o caso Pasadena

Os membros da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) aprovaram na reunião deliberativa, da quarta-feira (23.04.14), a convocação do ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, para esclarecer os problemas enfrentados nas obras dos aeroportos, o remanejamento dos voos para o período da copa e o cronograma atualizado das obras em andamento.
25/03/2011 16h10

Milena Feitosa

CFFC convoca Moreira Franco para esclarecer problemas com as obras dos aeroportos e quer explicações do ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, sobre o caso Pasadena

O requerimento é de autoria do deputado Fernando Francischini (SDD-PR) que justificou ser preocupante o estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) onde aponta que dos treze aeroportos brasileiros que receberão investimentos para modernização e aumento de capacidade para a Copa do Mundo de 2014, nove não ficarão prontos a tempo e um será finalizado no mês em que se inicia o campeonato.

Durante a discussão, parlamentares do PT sugeriram que a convocação fosse transformada em convite, mas Francischini não acatou a sugestão. Ficando o ministro Moreira Franco obrigado a comparecer na Comissão no prazo máximo de 30 dias.

 

Petrobras

Mesmo com a confirmação da vinda da presidente da Petrobras, Graça Foster, e a realização da audiência pública com o ex-diretor da área internacional, Nestor Cerveró, os membros da comissão aprovaram requerimento para o comparecimento do ex-presidente da estatal, Sérgio Gabrielli.

Gabrielli também terá que prestar esclarecimentos sobre a operação de compra da refinaria de Pasadena. O requerimento é de autoria dos deputados Vanderlei Macris (PSDB-SP) e Mendonça Filho (DEM-PE) e foi subscrito pelos deputados Edson Santos (PT-RJ), Simplício Araújo (SDD-MA), José Guimarães (PT-CE) e Stepan Nercessian (PPS-RJ).  

Na reunião foram aprovados também requerimentos do deputado Edinho Bez que convida Eduardo Klepacz, Gerente de ASSET & Structuring Capital, junto aos Empreendimentos SANTOS Energia - Trairi no Ceará e Brazil Wind - Guirapá I/BA para prestar esclarecimentos sobre denúncia de fatos sobre mau uso do dinheiro público - procedimentos não éticos de Empresa Empreendedora do Setor Eólico; e do deputado Renato Simões (PT-SP) que convida Leandro Daiello Coimbra Diretor Geral da Polícia Federal, para participar da Audiência Pública, sobre as dificuldades na recuperação de ativos financeiros depositados no exterior e originário de crimes praticados no Brasil.