Câmara dos Deputados entrega Prêmio Transparência e Fiscalização Pública nesta terça-feira (5)

Em sua quarta edição, o prêmio transparência e fiscalização pública de 2013, será entregue na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (5). A sessão solene acontece no Plenário Ulysses Guimarães, às 10h. A premiação tem o objetivo de reconhecer e homenagear o trabalho de pessoas e entidade com a atividade de fiscalizar o governo e órgãos públicos. A solenidade é de responsabilidade da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) e da Mesa Diretora da Casa. O prêmio é dividido em duas categorias, a governamental, que agraciará a melhor experiência de transparência e de fiscalização realizada pelos órgãos, entidades, programas ou agentes das administrações públicas diretas ou indiretas de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios.
25/03/2011 16h10

A segunda é a da sociedade civil, para melhor experiência de fiscalização da administração pública realizada por pessoa, entidade ou conjunto de entidades da sociedade civil. Este ano para a categoria governamental, o agraciado é Aureo Marcus Makiyama Lopes, Procurador da República em Campinas (SP).
Já o indicado para a categoria sociedade civil, prêmio Ricardo Izar, é o senhor Manoel Arlindo Zaroni torres, presidente da Tractebel Energia, pelo aperfeiçoamento e aprimoramento da qualidade dos relatórios de sustentabilidade e das demonstrações contábeis da Tractebel Energia, especialmente na ampliação da transparência da gestão.

O deputado Edinho Bez (PMDB-SC), também indicou entrega de diploma como patrono do prêmio ao ex-ministro da agricultura Dejandir Dalpasquale, in Memoriam, o título de patrono ao prêmio, na categoria Governamental,  foi pela sua atuação, como homem público de grande valor, em importantes posições, principalmente, na área de agricultura e do cooperativismo, com objetivos sempre ligados ao bem-estar coletivo.

A escolha dos vencedores funcionou da seguinte maneira. O líder ou presidente de qualquer das comissões da Câmara poderá indicar candidatos para o recebimento prêmio junto à Comissão de Fiscalização e Controle. As entregas dos prêmios vêm como reflexão num momento importantíssimo, pois o Brasil vive situação ímpar no combate à corrupção. “Homenagear Dejandir Dalpasquele e o ex-deputado Ricardo Izar que viveram a política com honra, é a oportunidade de termos um momento de reflexão da população, mas principalmente, dos políticos, entender que é preciso rever algumas formas de gestão do país, e ter pessoas e entidades iguais a esses como espelho”, afirmou o presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, Edinho Bez.
 
O deputado disse ainda que a sociedade em geral tem fiscalizado com mais qualidade e mais prioridade a atuação do governo. “Nos últimos anos a Comissão tem feito uma parceira perfeita com TCU, onde a colaboração desse órgão tem contribuído para o desenvolvimento dos trabalhos dos parlamentares. Atualmente, somos os campeões neste âmbito”, ressalta.

Edinho Bez acredita que a CFFC se destaca no propósito da transparência e fiscalização porque os possíveis atos de corrupção ainda persistem na sociedade. “Se o maior investimento do governo estivesse na questão social, talvez realizássemos outras atividades importantes. Porém, o que mais aparece são pedidos de fiscalização por desvio de conduta e por isso, a nossa Comissão tem sido a vitrine neste sentido”.