Audiência Pública na CFFC discutiu fechamento de laboratório por causa de obras da Copa

A CFFC realizou nesta quinta-feira, audiência pública para debater o fechamento do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) também instalado no Rio de Janeiro, em razão de obras no entorno do Estádio Maracanã. As atividades do complexo laboratorial, vinculado ao Ministério da Agricultura, foram encerradas em janeiro deste ano.
25/03/2011 16h10

Audiência Pública na CFFC discutiu fechamento de laboratório por causa de obras da Copa

Ricardo Aurélio, Alfredo José Vila, Dep. Edinho Bez (PMDB-SC) e Jesus de Maria Gomes

O Lanagro do Rio, que fazia análises de bebidas e de produtos de origem animal e vegetal, foi desmontado no final do ano passado por causa das obras no entorno do Maracanã. Parlamentares da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados estão apurando se o fechamento vem causando prejuízos à saúde pública do estado.

 Os deputados Glauber Braga (PSB-RJ) e Valtenir Pereira (PSB-MT), autores do requerimento que originou a audiência, querem saber se o fechamento do laboratório prejudicou a inspeção da produção industrial de alimentos, grãos, bebidas, carnes, laticínios e outros derivados.

Após o fechamento do laboratório, o Ministério da Agricultura informou que haveria um processo gradual de reinstalação. Pesquisadores e equipamentos do Lanagro-Rio foram transferidos para um prédio da superintendência regional do ministério, na zona portuária do Rio.

Participaram da audiência:

Superintendente do Ministério da Agricultura no Rio de Janeiro, Bernardo Ramos Ariston; Coordenador-geral de Apoio Laboratorial da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Ernesto do Nascimento Viegas;

Chefe do Lanagro Rio, Alfredo José Morandini Vila; Coordenador do Lanagro-MG e do Serviço Laboratorial Avançado do Rio de Janeiro (Slav-RJ), Ricardo Aurélio Pinto do Nascimento; Responsável pelo Laboratório de Análise Físico-Química de Produtos de Origem Vegetal (POV) do Rio de Janeiro, Jesus de Maria Gomes; Responsável pela seção de analítico-instrumental e cromatografia líquida e gasosa do Lanagro Rio, Sergio Nicolau Bruno Freire; Responsável pelo laboratório de Microbiologia de Alimentos, Rita de Cassia.