Audiência Pública na CFFC discutiu fechamento de laboratório por causa de obras da Copa
O Lanagro do Rio, que fazia análises de bebidas e de produtos de origem animal e vegetal, foi desmontado no final do ano passado por causa das obras no entorno do Maracanã. Parlamentares da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados estão apurando se o fechamento vem causando prejuízos à saúde pública do estado.
Os deputados Glauber Braga (PSB-RJ) e Valtenir Pereira (PSB-MT), autores do requerimento que originou a audiência, querem saber se o fechamento do laboratório prejudicou a inspeção da produção industrial de alimentos, grãos, bebidas, carnes, laticínios e outros derivados.
Após o fechamento do laboratório, o Ministério da Agricultura informou que haveria um processo gradual de reinstalação. Pesquisadores e equipamentos do Lanagro-Rio foram transferidos para um prédio da superintendência regional do ministério, na zona portuária do Rio.
Participaram da audiência:
Superintendente do Ministério da Agricultura no Rio de Janeiro, Bernardo Ramos Ariston; Coordenador-geral de Apoio Laboratorial da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Ernesto do Nascimento Viegas;
Chefe do Lanagro Rio, Alfredo José Morandini Vila; Coordenador do Lanagro-MG e do Serviço Laboratorial Avançado do Rio de Janeiro (Slav-RJ), Ricardo Aurélio Pinto do Nascimento; Responsável pelo Laboratório de Análise Físico-Química de Produtos de Origem Vegetal (POV) do Rio de Janeiro, Jesus de Maria Gomes; Responsável pela seção de analítico-instrumental e cromatografia líquida e gasosa do Lanagro Rio, Sergio Nicolau Bruno Freire; Responsável pelo laboratório de Microbiologia de Alimentos, Rita de Cassia.