Audiência discute pendências na construção da quarta faixa da BR-101, em SC
O deputado Edinho Bez (PMDB-SC) ressalta que a construção da quarta faixa na BR-101 é um projeto de fácil execução, mas a rodovia passa por uma área indígena, e por isso a Fundação Nacional do Índio (Funai) não aprovou a obra.
As obras na Ferrovia Litorânea também estão enfrentando problemas na região do Morro dos Cavalos. O trecho entre Imbituba e Araquari foi incluído no Plano Nacional de Viação (Lei 5.917/73) pelo Projeto de Lei 5945/05, de Edinho Bez, aprovado na Câmara e atualmente em análise no Senado.
Para buscar uma solução definitiva para esses casos, o deputado solicitou o debate com a Funai, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ele destaca que essas obras têm grande importância para Santa Catarina, “tendo em vista uma distribuição modal mais eficiente e um melhor balanceamento da matriz energética do transporte”.
Foram convidados para o debate: a presidente da Funai, Maria Augusta Boulitreau Assirati; o diretor substituto de Licenciamento Ambiental do Ibama, Eugenio Pio Costa; e o diretor-geral do Dnit, Jorge Ernesto Pinto Fraxe.
A audiência será realizada no Plenário 12 do anexo II.