17/10/2012 - CFFC convida TCU para debater Tecnologia da Informação
Asscom da CFFC
Em reunião ordinária nesta quarta-feira (17), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) aprovou o convite proposto pelo presidente da Comissão, deputado Edmar Arruda (PSC/PR), para que representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) venham à CFFC falar sobre as ações do Tribunal na área de Tecnologia da Informação e os resultados e efeitos para a Administração Pública Federal no combate ao desvio de recursos públicos nos estados e municípios.
Para o deputado a tecnologia desenvolvida para auxiliar a administração pública não pode trabalhar a favor da corrupção. “Queremos que o TCU demonstre o que vem sendo feito para evitar o desvio de recursos públicos através de ferramentas de TI, ferramentas que deveriam ajudar, mas que sabemos que em diversas localidades têm sido utilizadas a favor de desvios”, destacou Arruda.
O deputado citou ainda casos de diversos cidadãos que já faleceram, mas que através da manipulação de sistemas informatizados continuam com benefícios ativos. “Existem pessoas se utilizando dos sistemas informatizados para manter o pagamento de aposentadorias de pessoas que já morreram isso é inadmissível”, declarou.
Durante a reunião foi aprovado o Requerimento 351/12 – do deputado Carlos Magno (PP/RO) que propõe que a CFFC inclua Celso Orlando Galli (Willyan Jhones), Presidente da Ordem dos Bacharéis do Brasil (OBB), como participante da Audiência Pública que irá tratar sobre a exigência do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com data prevista para 31 de outubro.
A Comissão também aprovou o Requerimento 352/12 do deputado Carlos Magno para que a CFFC solicite ao Presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, que encaminhe cópias dos contratos de locação do imóvel Setor Rodoviário onde funcionava a antiga agência e do Setor Central onde funciona o atual endereço da Caixa Econômica Federal na cidade de Ouro Preto do Oeste em Rondônia.
Foi concedida vista ao deputado Glauber Braga (PSC/RJ) sobre a Representação nº 9/2012, do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos de Goiás - que solicita que a CFFC providencie diligências e abra investigação para verificar se a Administração Central e as Diretorias Regionais da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) estão utilizando corretamente os recursos da União para a contratação de mão de obra temporária.