O importante é competir: Cespo lança o IV Concurso de Artigos Científicos sobre Esporte

Iniciativa visa estimular a pesquisa acadêmica sobre temas relacionados ao desporto, agregando material com olhar diferenciado e que contribua com as demandas do colegiado. Inscrições vão até 20 de outubro. Saiba como participar!
19/08/2021 14h25

Divulgação

O importante é competir: Cespo lança o IV Concurso de Artigos Científicos sobre Esporte

Concurso está na quarta edição

Foi dada a largada! A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o Requerimento nº 40/2021 do deputado federal Dr. Luiz Ovando (PSL-MS) para a realização da quarta edição do Concurso de Artigos Científicos sobre Esporte. O objetivo da iniciativa é estimular a pesquisa acadêmica sobre temas do esporte, identificando trabalhos de qualidade e que visem ao fortalecimento do Sistema Desportivo Nacional. O evento de premiação e apresentação dos trabalhos deverá ocorrer entre os dias 6 e 10 de dezembro de 2021, de forma virtual. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 20 de outubro de 2021 - Saiba mais aqui. 

As edições de 2017, 2018 e 2019 somaram 102 artigos inscritos, de mais de 10 unidades federativas do país. Só o concurso de 2019 reuniu 51 trabalhos de 15 estados. Em 2020, não houve realização da iniciativa porque a Cespo não foi instalada durante o ano. Para o deputado Dr. Luiz Ovando, “a Comissão do Esporte alcançou pleno êxito na realização dos três primeiros Concursos de Artigos Científicos, abrindo espaço para que a comunidade acadêmica, produtora de rico material na área do Esporte, também se integrasse às atividades da comissão na medida em que estudos e pesquisas na área fortalecem as medidas tomadas pelo Legislativo no âmbito da proposição de leis e na fiscalização do uso de dinheiro público em ações voltadas para o esporte”.

Para o presidente do colegiado, o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), a proposta colabora com uma análise diferenciada sobre o esporte no Brasil, e com ideias e sugestões que ajudem a promover avanços na legislação para o desporto.

“Essa forma de contribuição é muito bem-vinda. Os artigos trazem rico material e mostram o olhar daqueles que acreditam no esporte como ferramenta de inclusão, de geração de emprego e renda, ou seja, de transformação do país tanto para aqueles que o praticam como para quem o incentiva. Estamos otimistas que será uma edição de sucesso”, declarou Felipe Carreras.

Os candidatos deverão apresentar apenas um artigo sobre um dos três temas relacionados a seguir. No desenvolvimento do tema escolhido, o candidato poderá abordar um dos subtemas sugeridos ou outro subtema qualquer, desde que contemple o tema principal no contexto do esporte nacional.

 

I - Esporte Educacional e Inclusão Social:

 a.      Esporte no sistema de ensino

 b.      Esporte como inclusão social de jovens e adultos

 c.      Esporte na terceira idade

 d.      Esporte e promoção de saúde

 e.      Gênero e Esporte

 f.       Legado social das Olimpíadas

 

II - Esporte de Rendimento e Indústria do Esporte:

 a.      Formação para o esporte

 b.      Pesquisas sobre desempenho no esporte de alto rendimento

 c.      Legado esportivo das Olimpíadas

 d.      Gestão e Marketing Esportivo

 e.      Cadeia produtiva do esporte

 f.       Esportes eletrônicos e da mente

 

III - Políticas Públicas do Esporte:

 a.      Gestão pública do esporte

 b.      Programas de incentivo ao esporte

 c.      Financiamento do esporte

 d.      Papel das entidades no esporte nacional

 

Os três primeiros colocados em cada um dos três temas serão premiados com:

 - Certificado;

 - Medalha;

 - E publicação do artigo, em formato eletrônico, na E-Legis – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, em número especialmente dedicado ao certame.

*Por Ascom Cespo - Patrícia Fahlbusch DRT 051791