Esporte reinicia trabalhos com convite a ministro para vir à Comissão

Requerimentos incluem pedidos de realização de audiências públicas e de novas edições de premiações da Comissão.
14/03/2024 14h20

Reprodução YouTube/@CâmaradosDeputadosOficial

Esporte reinicia trabalhos com convite a ministro para vir à Comissão

Comissão aprova 14 requerimentos na primeira reunião deliberativa de 2024.

A Comissão do Esporte realizou na última quarta-feira (13/03) a primeira Reunião Deliberativa do ano de 2024. Foram analisados 14 requerimentos, entre eles um que pede a presença do Ministro do Esporte André Fufuca, além da aprovação de eventos realizados pela própria Comissão, como a “Comenda Incentivadores do Esporte” e o “Concurso de Artigos Científicos”.

 Os primeiros requerimentos aprovados, de autoria dos deputados Delegado Da Cunha (PP/SP) e Julio Cesar Ribeiro (Republicanos/DF), convidam o ministro para apresentar o balanço dos trabalhos feitos pela pasta comandada em 2023 da pasta à Comissão, além do planejamento para 2024. Tendo em vista os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Da Cunha e Julio Cesar também pediram audiências públicas com Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e com Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para que os comitês possam apresentar os preparativos para as Olimpíadas e Paralimpíadas, que ocorrem nos períodos de 26 de julho a 11 de agosto e 28 de agosto a 8 de setembro, respectivamente.

 Da Cunha ainda apresentou requerimento pedindo audiência pública com a presença da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), para que a entidade possa apresentar os resultados esportivos e administrativos de 2023. Como já havia requerimento de autoria do deputado Julio Cesar aprovado em 2023 para a realização de audiência com a CBDU, o parlamentar do DF solicitou que fosse realizada uma única audiência sobre o esporte universitário.

 Os parlamentares da comissão também aprovaram convite para outra autoridade do Ministério do Esporte vir à Câmara: a ex-jogadora de basquete Iziane Marques. O requerimento aprovado, de autoria do deputado Luiz Lima (PL/RJ), convida a titular da Secretaria Nacional do Alto Desempenho (SNEAD) a apresentar os projetos previstos para o esporte nacional nos próximos anos.

 Premiações

 Os eventos anuais da Comissão também foram aprovados e retornarão em 2024. A “Comenda Incentivadores do Esporte”, que homenageia as empresas que mais investem no esporte, terá sua terceira edição, enquanto o Concurso de Artigos Científicos, que une produção acadêmica com o mundo do esporte, será realizado pela sétima vez.

 Esses requerimentos foram apresentados respectivamente pelos deputados Augusto Puppio (MDB/AP) e Dr. Luiz Ovando (PP/MS). “Estudos e pesquisas na área esportiva fortalecem a fiscalização do dinheiro público e ações voltadas para o esporte”, diz Ovando sobre a importância da realização do Concurso. Já Puppio também solicitou uma audiência pública com apoiadores esportivos para debater na Comissão projetos e incentivos proporcionados.

 Outros requerimentos

 No âmbito da Subcomissão Especial dos Esportes Eletrônicos, o deputado Márcio Marinho (REPUBLICANOS/BA) requereu audiência pública para debater o esporte eletrônico como mecanismo de inclusão social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

 Por fim, o deputado Douglas Viegas (UNIÃO/SP) propôs moção de aplausos tanto para Beatriz Souza quanto para Leonardo Gonçalves, pelas medalhas de ouro no Grand Prix de judô, quanto para o Vinícius Jr., vencedor do Troféu EFE de melhor jogador latino-americano de 2023. Confira a transmissão na íntegra da reunião e os requerimentos aprovados aqui.