Desporto militar e participação de atletas ligados às Forças Armadas em Tokyo 2020 entram na pauta de audiências da Cespo
Alan Santos - Presidência da República
Presidente Jair Bolsonaro condecora o atleta Herbert Conceição, ouro no boxe em Tokyo 2020
A Comissão do Esporte da Câmara recebe para audiência pública sobre o balanço dos Jogos Olímpicos de Tóquio o major-brigadeiro do ar João Campos Ferreira Filho, presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil. Ferreira Filho é um dos convidados da reunião que está marcada no dia 21/09, a partir das 14h30, no plenário 6 da Câmara. Já em 5 de outubro, a participação do desporto militar e do esporte máster no Sistema Nacional do Esporte será tema de outra audiência, solicitada pelo deputado federal Luiz Lima (PSL-RJ).
Em Tokyo 2020, foram 92 os atletas da delegação brasileira ligados às Forças Armadas - 22 da Aeronáutica, 26 do Exército e 44 da Marinha. Entre os medalhistas estão Ana Marcela Cunha (ouro na maratona aquática); Herbert Conceição (ouro), Abner Teixeira (bronze) e Beatriz Ferreira (prata), do boxe; e Daniel Cargnin (bronze), do judô. Eles receberam do presidente Jair Bolsonaro, nessa quarta-feira, 01/09, a Medalha Mérito Desportivo, condecoração voltada aos esportistas que se destacam em competições nacionais e internacionais. A solenidade ocorreu no Centro de Treinamento Físico Almirante Adalberto Nunes (Cefan), no Rio de Janeiro.
Esses esportistas integram o Programa Atleta de Alto Rendimento (PAAR), do Ministério da Defesa, que apoia 549 atletas, que recebem remuneração, assistência médica, acompanhamento nutricional e estrutura para treinamento. O PAAR foi criado em 2008, e recebe cerca de R$ 38 milhões por ano em investimentos do Ministério da Defesa.
*Por ascom Cespo - Patrícia Fahlbusch, DRT 051791