Desporto militar e participação de atletas ligados às Forças Armadas em Tokyo 2020 entram na pauta de audiências da Cespo

Nessa quarta, presidente Jair Bolsonaro condecorou esportistas militares que conquistaram medalhas no Japão
02/09/2021 15h01

Alan Santos - Presidência da República

Desporto militar e participação de atletas ligados às Forças Armadas em Tokyo 2020 entram na pauta de audiências da Cespo

Presidente Jair Bolsonaro condecora o atleta Herbert Conceição, ouro no boxe em Tokyo 2020

A Comissão do Esporte da Câmara recebe para audiência pública sobre o balanço dos Jogos Olímpicos de Tóquio o major-brigadeiro do ar João Campos Ferreira Filho, presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil. Ferreira Filho é um dos convidados da reunião que está marcada no dia 21/09, a partir das 14h30, no plenário 6 da Câmara. Já em 5 de outubro, a participação do desporto militar e do esporte máster no Sistema Nacional do Esporte será tema de outra audiência, solicitada pelo deputado federal Luiz Lima (PSL-RJ).


Em Tokyo 2020, foram 92 os atletas da delegação brasileira ligados às Forças Armadas - 22 da Aeronáutica, 26 do Exército e 44 da Marinha. Entre os medalhistas estão Ana Marcela Cunha (ouro na maratona aquática); Herbert Conceição (ouro), Abner Teixeira (bronze) e Beatriz Ferreira (prata), do boxe; e Daniel Cargnin (bronze), do judô. Eles receberam do presidente Jair Bolsonaro, nessa quarta-feira, 01/09, a Medalha Mérito Desportivo, condecoração voltada aos esportistas que se destacam em competições nacionais e internacionais. A solenidade ocorreu no Centro de Treinamento Físico Almirante Adalberto Nunes (Cefan), no Rio de Janeiro.


Esses esportistas integram o Programa Atleta de Alto Rendimento (PAAR), do Ministério da Defesa, que apoia 549 atletas, que recebem remuneração, assistência médica, acompanhamento nutricional e estrutura para treinamento. O PAAR foi criado em 2008, e recebe cerca de R$ 38 milhões por ano em investimentos do Ministério da Defesa.

*Por ascom Cespo - Patrícia Fahlbusch, DRT 051791