Criação do Dia Nacional da Natação é tema de debate na Comissão do Esporte
Segundo Lima, atualmente a data é comemorada, de maneira informal, em 8 de abril. "A natação é considerada o esporte mais completo e pode ser praticado por diferentes tipos e perfis físicos. A criação de forma oficial do Dia Nacional da Natação é uma iniciativa que irá valorizar muito o esporte, estimular os nossos nadadores e promover a cultura de uma vida ativa e saudável", justificou o parlamentar.
Estiveram presentes na audiência o vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta; o diretor técnico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Ricardo Prado; o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber; além do comentarista de natação Alex Pussieldi, que participou por web conferência.
Entre os convidados e o público presente, foi sugerido o dia 2 de agosto como proposta inicial no projeto de lei que será apresentado pelo deputado. Nesse dia, o Brasil ganhou sua primeira medalha olímpica da natação com Tetsuo Okamoto, bronze nos 1500 metros nado livre dos Jogos Olímpicos de Helsinque em 1952, e também seu primeiro título mundial da natação com Ricardo Prado vencendo os 400 metros medley no Mundial de Guayaquil em 1982.