Comissão entrega Honraria Manoel José Gomes Tubino a 18 profissionais da Educação Física

Na manhã de terça-feira (14), a Comissão do Esporte entregou pela quinta vez a Honraria Manoel José Gomes Tubino a profissionais que se destacam ao longo do ano na Educação Física. Em cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, os 18 homenageados receberam medalha e diploma das mãos dos integrantes da Comissão e do representante do Conselho Federal de Educação Física – Confef.
14/12/2021 13h55

Foto de Genilson Frazão - Ascom deputado Felipe Carreras

Comissão entrega Honraria Manoel José Gomes Tubino a 18 profissionais da Educação Física

Honraria Manoel José Gomes Tubino 2021 - Dep. Felipe Carreras (PSB⁄PE) - Presidente da Comissão do Esporte

Para o presidente da Comissão do Esporte, deputado Felipe Carreras (PSB⁄PE), se houve uma profissão injustiçada durante a pandemia, foi a do profissional da Educação Física. Carreras citou dados da Organização Mundial da Saúde, que mostram que cada R$ 1 investido em Educação Física geraria uma economia de R$ 4 em despesas hospitalares, defendeu que a atividade física melhora a imunidade e o aspecto psicológico, e a importância da saúde preventiva, sobretudo na pandemia. “E vimos governantes abrindo outros estabelecimentos antes, sem deixar as academias voltarem, e sem deixar os profissionais da Educação Física voltarem a cuidar da saúde da população. Todos esses deputados que estão aqui foram guerreiros em seus estados, batalhando para corrigir essas injustiças“, afirmou.
“Cada um dos nossos colegas da Comissão do Esporte pode indicar homenageados, mas quero dizer que não foi fácil escolher! A política do Esporte é a mais barata e a mais efetiva de ser feita, mas não é possível de ser feita sem o profissional da Educação Física“, afirmou a deputada Celina Leão, integrante da Cespo e presidente da Comissão Especial do PL 1153 ⁄ 2019 – Reformulação da Lei Pelé.
A homenagem foi criada em 2015. A honraria tem o nome do professor e pesquisador Manoel José Gomes Tubino, que se dedicou à atividade física por mais de 40 anos. O conferencista considerava o esporte como um dos fenômenos socioculturais mais importantes desde o final do século 20.
Os homenageados são indicados pelos parlamentares que compõem o colegiado, de acordo com critérios estabelecidos em regulamento. Duas indicações foram feitas em nome de toda a Comissão, as de Jorge Steinhilber e de Yane Marques.
“Em nome do presidente do Confef, Claudio Boschi, quero cumprimentar a todos e dizer como estamos felizes, cumprimentar em nome de todos os agraciados, o professor Jorge Steinhilber, o nosso primeiro presidente“, disse o vice-presidente do Conselho Federal, Carlos Alberto Eilert, que também já foi agraciado com a Honraria Manoel Tubino. “Esse é um momento impar para quem recebe essa medalha, ser agraciado, ser reconhecido na área da Educação Física, na nossa profissão“, declarou.
Yane Marques, medalhista olímpica em pentatlo moderno, foi indicada para a Honraria por toda a Comissão do Esporte e falou em nome de todos os homenageados: “Aqui, cada um tem uma história de vida ligada ao esporte, à Educação Física. Como foi a vida de Manoel Tubino. Quem estudou Educação Física, leu Manoel Tubino. Isso é um fato. Deixa a gente muito feliz essa homenagem. Manoel Tubino acreditava no esporte como ferramenta de inclusão social, ele falava muito isso. E aqui eu falo como vítima do poder que o esporte tem de incluir, de socializar e de transformar a vida de uma pessoa que tem a oportunidade de viver o esporte com a intensidade que for. Fui atleta profissional, sou formada em Educação Física, sou gestora. E hoje eu pago essa dívida infinita que tenho com o esporte, que é de fazer com que outras pessoas tenham a mesma oportunidade. Agradeço em nome de todos os colegas e tenho certeza que todos vão guardar em um lugarzinho muito especial. E já vi que é uma medalha, medalha, do tipo que a gente ganha em competições mesmo! Do tipo que atleta gosta! “.

Confira a transmissão na íntegra na página da Comissão no Facebook: https://fb.watch/9Uu79_Uhg1/

Para ver fotos do evento, acesse o link: cd.leg.br/3btgXwF