Comissão do Esporte tem reunião deliberativa movimentada

Oito requerimentos foram aprovados na reunião deliberativa desta quarta-feira
22/03/2023 17h47

Ascom/Cespo

Comissão do Esporte tem reunião deliberativa movimentada

Deputado Bandeira de Mello (PSB/RJ) preside reunião deliberativa na Cespo

A Comissão do Esporte aprovou oito requerimentos na primeira reunião de votação de propostas. A condução dos trabalhos foi feita pelo novo presidente da Comissão do Esporte, Luiz Lima (PL/RJ) e pelo recém-eleito 3º vice-presidente, deputado Bandeira de Mello (PSB/RJ). Não houveram itens rejeitados.

O primeiro item em pauta, requerimento nº 1/2023, de autoria do deputado Dr. Luiz Ovando (PP/MS), que requer a “realização do VI Concurso de Artigos Científicos sobre Esporte da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados”. Este concurso é realizado desde 2017 e só não foi aplicado no ano de 2020 devido à pandemia de Coronavírus.

Os requerimentos nº 2/2023, de autoria do deputado Luiz Lima, e nº 3/2023, de autoria do deputado Delegado da Cunha (PP/SP) foram votados e aprovados em bloco por se tratarem do mesmo tema. Respectivamente, requerem “o envio de convite à Ministra do Esporte para comparecer à Comissão do Esporte e apresentar os planos de trabalho para 2023 e esta legislatura” e “que seja convidada a Ministra dos Esportes, Sra. Ana Moser, para apresentar os Planos e Programas do Ministério no quadriênio 2023/2026, perante essa Comissão do Esporte, da Câmara dos Deputados”. Ambos os deputados usaram da palavra.

Também de autoria do deputado do Delegado da Cunha, o requerimento nº4, no qual “requer a realização de Audiência Pública pela Comissão do Esporte, com os presidentes do Comitê Olímpico Brasileiro, Sr. Paulo Wanderley Teixeira, do Comitê Paralímpico Brasileiro, Sr. Misael Conrado, os medalhistas olímpicos Maurren Maggi (Atletismo), Hélia Rogério de Souza Pinto/Fofão (Vôlei), Flávio Canto (Judô), Diego Hipólito (Ginástica Artística), o medalhista paralímpico Antônio Tenório da Silva (Judô Paralímpico) e o Professor Doutor da Universidade de Campinas (UNICAMP) na área de Esportes, Leandro Mazzei, para o fim de apresentar e debater os Planos e Programas das entidades para 2023 com vistas às Olimpíadas e às Paralimpíadas de Paris, em 2024” também foi aprovado.

De autoria do deputado Otoni de Paula (MDB/RJ) o requerimento nº 5/2023 que “requer a realização de audiência pública com a finalidade de debater sobre a importância da neurociência na inclusão esportiva e lazer da pessoa com autismo e seus cuidadores” foi aprovado e contou com a subscrição do deputado Luciano Vieira (PL/RJ). De mesma autoria, também foi aprovado o requerimento nº 6/2023 que “requer a realização de audiência pública com a finalidade de debater sobre a importância dos esportes adaptados como relevante ferramenta na redução da evasão escolar dos PCDs e crianças com autismo” e contou com a subscrição dos deputados Luciano Vieira e Prof. Paulo Fernando (REPUBLICANOS/DF).

Por fim, os últimos requerimentos nº 7/2023 e nº 8/2023, ambos de autoria do deputado Bandeira de Mello. Respectivamente requerem a “criação da Subcomissão Especial para a Modernização do Futebol, no âmbito da Comissão do Esporte” e a “realização de audiência pública com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e os clubes esportivos para realizar um balanço das atividades e a aplicação de recursos, além de debater a formação de atletas e a preparação para o atual ciclo olímpico”.

A próxima reunião deliberativa foi marcada para a quarta-feira, 29, e contará com a presença da ministra do esporte, Ana Moser.

 

Por Ascom/Cespo