Comissão do Esporte aprova convites aos ministros do Esporte e da Educação
Assessoria de Imprensa/Comissão do Esporte
Deputados aprovaram 18 requerimentos na primeira reunião deliberativa de 2025
Na primeira reunião deliberativa realizada este ano, a Comissão do Esporte aprovou 19 requerimentos. Os deputados aprovaram que os ministros do Esporte, André Fufuca, e da Educação, Camilo Santana, sejam convidados para participar de audiências públicas com objetivo de debater as ações e programas das pastas.
A presidente da Comissão, deputada Laura Carneiro (PSD/RJ), apresentou os Req 11/25 e 12/25, convidando os ministros a virem em ocasiões distintas à comissão. O Req 16/25, de autoria do deputado André Figueiredo (PDT/CE), também pede que o ministro do Esporte seja convidado a vir prestar informações sobre programas e ações do Ministério do Esporte sob sua gestão. Já o deputado Luiz Lima (PL/RJ) apresentou o Req 15/25, também aprovado, que solicita audiência pública “com o Ministro do Esporte e o Ministro da Educação para debater assuntos de interesse comum entre o esporte e a educação”.
VIII Concurso de Artigos
Também foi aprovado o Req 02/25, de autoriza do deputado Dr.Luiz Ovando (PP/MS), para a realização do VIII Concurso de Artigos Científicos da Comissão do Esporte. As inscrições serão abertas nos próximos dias e irão até o dia 5 de maio.
Audiências Públicas
A deputada Flávia Morais (PDT/GO), solicitou a realização de duas audiências públicas (Req 3/25 e Req 4/25). A primeira será para discutir a discriminação no esporte e propostas de melhoria das políticas de inclusão. Já a segunda tem como objetivo discutir parcerias público privadas para financiar infraestrutura de centros de treinamento de excelência para atletas de alto rendimento. Flávia Morais também é a autora de outro requerimento aprovado (Req 7/25), que pede a realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher para discutir o papel dos clubes de futebol na formação de seus atletas, sob a perspectiva de atuação no combate e prevenção da violência contra a mulher.
Lei de Incentivo ao Esporte
Além do requerimento convidando os ministros para audiência pública, o deputado Luiz Lima teve outros três requerimentos aprovados solicitando realização de audiências. A primeira (Req 13/25) para debater o esporte como meio de socialização, desenvolvimento e qualidade de vida para pessoas com espectro autista. Outra (Req 14/25) para fazer um balanço da lei 11.438/06 - Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). E a última para debater o ciclo olímpico Los Angeles 2028 (Req 17/25).
Moções
O deputado Douglas Viegas (União/SP) teve cinco requerimentos aprovados: dois votos de pesar em razão dos falecimentos do treinador Arthur Leandro Souza Reis (Req 9/25) e do atleta olímpico Wlamir Marques (Req 10/25) e duas moções de aplausos e reconhecimento à atleta brasileira Kamilla Cardoso, eleita a melhor jogadora da Liga Chinesa de Basquete Feminino – WCBA (Req 18/25), ao judoca brasileiro Michel Natan Felix Augusto, pela conquista das medalhas de prata, no Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia; e de bronze, no Grand Prix da Áustria (Req 19/25), e ao judoca brasileiro Rafael Macedo, pela conquista da medalha de bronze da categoria peso médio masculino (90kg) no Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia (Req 20/25).
Floorball
O deputado paulista também solicitou que a comissão faça audiência pública para discutir o avanço da modalidade esportiva Floorball no território nacional. De acordo com o requerimento aprovado (Req 21/25), o Floorball é uma modalidade esportiva semelhante ao hóquei, com a particularidade de ser praticada em piso de quadra poliesportiva, onde o atleta joga de tênis, sem a necessidade do uso de patins, utilizando um taco (stick) para realizar o gol com uma bolinha oca, de 27 gramas. “Trata-se de um esporte coletivo e de invasão, prática que pode ser considerada promissora em nosso país, uma vez que os brasileiros tem grande afinidade com esse tipo de dinâmica. Apesar de ainda ser pouco conhecida no Brasil, é uma modalidade presente em todos os continentes, considerada desporto de competição no World Games, no Special Olympics e nos Jogos Mundiais Universitários, com chances de entrar no quadro de modalidades dos Jogos Olímpicos” declarou Douglas Viegas em sua justificativa para a aprovação do requerimento.