Cespo vai solicitar ao Ministério da Saúde o fornecimento de testes de Covid-19 visando aos JUBs

Demanda foi pedida pela CBDU, organizadora dos jogos, que acontecem entre 10 e 18/10, em Brasília. Plano de realização foi apresentado nesta terça durante audiência pública
20/09/2021 20h25

Pablo Valadares-Câmara dos Deputados

Cespo vai solicitar ao Ministério da Saúde o fornecimento de testes de Covid-19 visando aos JUBs

Deputado Julio Cesar Ribeiro destacou a importância dos JUBs para os calendários esportivos nacional e do DF

A Comissão do Esporte da Câmara (Cespo) vai encaminhar ao Ministério da Saúde solicitação para que a pasta forneça testes de Covid-19 RT-PCR Salivar visando aos Jogos Universitários Brasileiros - JUBs, que serão realizados em Brasília entre os dias 10 e 18 de outubro. O colegiado recebeu ofício com a demanda da Confederação Brasileira do Desporto Universitário - CBDU, organizadora do evento, e tomará as medidas junto ao ministério. O objetivo é reforçar a segurança sanitária e o combate ao avanço da pandemia. O anúncio foi feito pelo primeiro vice-presidente da Cespo, deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), durante a audiência pública desta segunda-feira, 20, para a apresentação do plano de realização dos JUBs. O evento deverá reunir 4,5 mil estudantes atletas de 400 universidades do país, além de 2 mil oficiais, técnicos e árbitros.

 

O deputado abriu a audiência ressaltando a importância do evento para os calendários esportivos nacional e da capital federal.

 

“Estou muito feliz por Brasília que, depois de um período muito longo, estará subsidiando os jogos universitários, principalmente após esses dois últimos anos complicados por causa da Covid. É muito bom receber uma grande competição, de nível internacional, na capital federal”, declarou Julio Cesar Ribeiro.

 

Em seguida, o presidente da CBDU, Luciano Cabral, fez a exposição do plano de realização dos JUBs 2021. A programação inclui, por exemplo, o Tour da Tocha, iniciativa que vai trazer para Brasília atletas de alto rendimento renomados que são os embaixadores dessa edição dos jogos - entre eles a ex-ginasta Daiane dos Santos; Paulo André Camilo (atletismo); e Maurren Maggi, um dos maiores expoentes do atletismo brasileiro - para a divulgação do evento. Segundo Cabral, serão utilizadas 25 arenas esportivas espalhadas pelo Distrito Federal. Entre 26 modalidades disputadas, 15 são classificadas como ‘tradicionais’ (judô, vôlei, futsal, entre outras), 4 do paradesporto (atletismo, badminton, natação e tênis de mesa), e 7 dos eSports, com destaque para o ciclismo virtual que terá como percurso algumas vias de Brasília. Cabral destacou que o esporte universitário está no centro da matriz desportiva de diversos países, e por isso é tão importante a sua valorização no Brasil.

 

“Os jogos universitários são um programa de desenvolvimento social de uma população. A criança começa a iniciação esportiva em um clube ou na escola, por exemplo, na fase juvenil, se tem potencial, segue para o aperfeiçoamento, e quando chega à fase de transição entre a juventude e a idade adulta é o ambiente da universidade que dá o suporte para que se torne um atleta de elite ou um profissional com inserção no mercado de trabalho forjado com os valores do Ensino Superior. O investimento de nações como os Estados Unidos no esporte universitário se deve ao grande impacto que ocorre na formação educacional das suas populações”, explicou o presidente da CBDU.

 

Embaixadora dos JUBs 2021, a atleta Maurren Maggi participou da audiência pública da Cespo. Na exposição, ela contou que sua iniciação esportiva foi na escola, e como isso foi importante para sua carreira até se consagrar no alto rendimento.

 

“Eu tenho uma honra muito grande de estar falando com vocês aqui. Eu comecei nas escolinhas promovidas pelo governo, morei em alojamentos, e os estudos foram fundamentais na minha vida. Por isso, é importante apoiar e investir na juventude por meio da educação e do esporte já que os impactos na sociedade e no país são fortes. Vivemos um momento maravilhoso no desporto brasileiro, e os JUBs serão uma prévia do nosso potencial para os jogos mundiais universitários*”, afirmou Maurren Maggi, medalha de ouro nos Jogos de Pequim (salto em distância), e tricampeã dos Jogos Pan-Americanos (Winnipeg 1999, Rio 2007 e Guadalajara 2011).

 

Em uma participação emocionada, a secretária de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Giselle Ferreira de Oliveira, falou sobre Brasília, após 15 anos, voltar a sediar os JUBs. Segundo ela, o conceito de esporte é amplo e abarca, além do lazer, a saúde e a inclusão social. 

 

“O esporte, realmente, muda a vida das pessoas. Nós acreditamos que a palavra convence, mas o exemplo arrasta. Atletas como a Maurren são ídolos da juventude, e mostram a preocupação com a formação. A atividade física é importante, assim como os estudos, e isso é para a vida toda. A formação e a educação não se perdem com o tempo”, afirmou a secretária.

 

Os JUBs existem desde 1935, e no ano passado a edição aconteceu de modo virtual por conta da pandemia da Covid19. Segundo a CBDU, trata-se da maior competição esportiva universitária da América Latina, e deverá reunir cerca de 4 mil estudantes atletas . Está prevista a entrega de mais de 2 mil medalhas, além de troféus. Também participaram da audiência pública a chefe da Unidade de Gestão Articulada da Educação Básica da Subeb-SEEDF, Iêdes Soares Braga; a secretária nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Fabíola Molina; o ex-atleta universitário Hugo Parisi (saltos ornamentais); o secretário nacional de Alto Rendimento, Bruno Souza; a atleta Naná Borges (nanismo, bandminton); e o presidente da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal, Rodrigo Pereira de Faria,

 

*Os Jogos Mundiais Universitários, que seriam realizados no último mês de agosto, foram adiados para 2022. Os JUBs constituem um dos formatos de seleção internacional de atletas para a competição mundial.

 

Confira o vídeo completo da audiência pública no link - cd.leg.br/2tZkq8

 

Por ascom Cespo - Patrícia Fahlbusch, DRT 051791