Capoterapia agita plenário da Comissão do Esporte
Segundo o deputado Julio Cesar Ribeiro, a capoterapia é considerada uma nova forma de terapia corporal já oferecida por diversos municípios no SUS, voltada especialmente para a população idosa. "Há relatos de grandes benefícios advindos de sua prática. Já foi regulamentada por lei no DF e tramita no Senado proposta no sentido de incluir a capoterapia no rol de terapias oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)", afirmou.
De acordo com o Mestre Gilvan, o crescimento da capoterapia tem sido muito grande nos últimos anos, mas é preciso “avançar na capacitação de pessoas para formar novos profissionais e orientar a população idosa na prática dessa atividade que leva qualidade de vida e saúde para as pessoas. Quantos idosos deixaram de tomar medicação e não foram mais para as filas dos hospitais? Dá um resultado extraordinário para o Estado,” afirmou.
Presente à audiência, a aposentada Maria Cleonice testemunhou sobre como a capoterapia mudou sua vida. “Eu tinha depressão, dor nos ossos e há dois anos pratico a capoterapia e não tenho mais nada disso. Fora a amizade dos professores e dos amigos que fiz quando comecei a frequentar as aulas”, revelou.
Ao final da audiência, ao som do berimbau e em clima festivo, idosos e convidados fizeram uma breve demonstração da capoterapia e seus benefícios.