Capoterapia agita plenário da Comissão do Esporte

A Comissão do Esporte debateu a prática da capoterapia em audiência pública realizada na quarta (6), atendendo a requerimento de autoria do deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF). Estiveram presentes no evento o secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Costa; o capoterapeuta Mestre Gilvan Alves de Andrade; a representante da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Patrícia Falcão Paredes Marques; coordenador Nacional do Republicanos Idoso, Ricardo Quirino; e o deputado Ossesio Silva, presidente da Frente Parlamentar do Idoso, além de uma plateia de cerca de 80 idosos e praticantes da atividade da capoterapia no Distrito Federal.
07/11/2019 16h52

Reynaldo Lima/Arquivo CESPO

Capoterapia agita plenário da Comissão do Esporte

Idosos lotam plenário da CESPO e demonstram o que é a capoterapia

Segundo o deputado Julio Cesar Ribeiro, a capoterapia é considerada uma nova forma de terapia corporal já oferecida por diversos municípios no SUS, voltada especialmente para a população idosa. "Há relatos de grandes benefícios advindos de sua prática. Já foi regulamentada por lei no DF e tramita no Senado proposta no sentido de incluir a capoterapia no rol de terapias oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)", afirmou.

De acordo com o Mestre Gilvan, o crescimento da capoterapia tem sido muito grande nos últimos anos, mas é preciso “avançar na capacitação de pessoas para formar novos profissionais  e orientar a população idosa na prática dessa atividade que leva qualidade de vida e saúde para as pessoas. Quantos idosos deixaram de tomar medicação e não foram mais para as filas dos hospitais? Dá um resultado extraordinário para o Estado,” afirmou.

Presente à audiência, a aposentada Maria Cleonice testemunhou sobre como a capoterapia mudou sua vida. “Eu tinha depressão, dor nos ossos e há dois anos pratico a capoterapia e não tenho mais nada disso. Fora a amizade dos professores e dos amigos que fiz quando comecei a frequentar as aulas”, revelou.

Ao final da audiência, ao som do berimbau e em clima festivo, idosos e convidados fizeram uma breve demonstração da capoterapia e seus benefícios.