‘Giba neles!’ Ídolo do vôlei e embaixador dos Jogos Escolares Brasileiros participa de audiência pública da Cespo
A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados realiza, na tarde desta terça-feira, 28, audiência pública para debater a realização dos Jogos Escolares Brasileiros - JEBs. A reunião atende a requerimento do terceiro vice-presidente do colegiado, o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD-SE), está convocada para as 16h, e terá participação interativa por meio do site e-Democracia (cd.leg.br/eeM2Wq).
Um dos participantes da audiência é ninguém menos que o ídolo do vôlei brasileiro Gilberto Godoy Filho, o Giba. Com a camisa da seleção, o ex-atleta conquistou oito taças de Liga Mundial, três campeonatos mundiais, ouro em Pan-Americano, e ouro em Olimpíadas. Giba é o embaixador dos JEBs, jogos que representam tradicional competição estudantil com início na década de 70 e disputados até 2004. O objetivo do retorno em 2021, de acordo com o governo federal, é fomentar o desporto escolar, destacando a importância da prática esportiva nas unidades de ensino para a formação de alunos-cidadãos mais conscientes. A edição desse ano - que será entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro, no Rio de Janeiro - deverá reunir cerca de 7 mil atletas - com idades entre 12 e 14 anos -, 1500 treinadores, e 400 árbitros.
Serão 17 as modalidades disputadas, sendo 10 classificatórias para os Jogos Sul-Americanos Escolares. Os esportes incluem futsal, vôlei, basquete, handebol, judô, tênis de mesa, xadrez e atletismo adaptado. Os JEBs tiveram nove edições sediadas no Distrito Federal, duas em São Paulo, e as demais no Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso, Maranhão, Santa Catarina, Pernambuco e Paraná.
Além de Giba, confirmaram participação na audiência pública da Cespo os seguintes convidados:
Antônio Hora Filho, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE);
Marcelo Magalhães, secretário Especial do Esporte;
Fabíola Molina, secretária nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social;
Hélcio Fernandes de Oliveira, diretor financeiro do Colégio Amorim;
José Edmar Santiago Melo Júnior, secretário de Esportes do Acre e vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Esportes;
Jefferson Carvalho Neves, secretário adjunto de Esporte e Lazer do Mato Grosso;
Sofia Luce Melo Carvalho, atleta escolar da ginástica rítmica;
José Reinaldo Cajado Azevedo, presidente da Federação Acreana de Desporto Escolar (Fade);
Miller Borvão Samório, treinador de atletismo e de futsal na Escola Estadual Indígena Mbo'eroy Guarani Kaiowá.
Por ascom Cespo - Patrícia Fahlbusch, DRT 051791