Base Nacional Comum Curricular é diferente de currículo, afirmam especialistas
As discussões em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), começaram em 2014. A primeira versão foi apresentada em setembro de 2015 e recebeu mais de 12 milhões de contribuições de todo o país. Essas contribuições ajudaram a formatar a segunda versão da BNCC, apresentada em maio de 2016 e, após reuniões em vários estados e debates, a versão final ficou pronta e foi encaminhada ao Conselho Nacional de Educação em maio deste ano. A proposta está em análise e poderá ainda ser alterada.
A ideia central da Base Nacional Comum Curricular é estabelecer com clareza os conteúdos e habilidades que os alunos de todas as escolas deverão desenvolver, independentemente da localização dessa escola.
O conselheiro do Conselho Nacional de Educação, César Callegari, fez questão de ressaltar que a BCNN não é o currículo escolar. O currículo deverá ser construído apoiado na base mas respeitando particularidades locais.
O coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNDE), discorda. Ele afirma que a versão da BNCC que está em análise trata a educação como um currículo único e que desconhece a realidade das escolas brasileiras e o dia-a-dia da educação.
Veja como foi o Seminário para debater a versão final da Base Nacional Comum Curricular – BNCC
Participantes:
1ª MESA
ANTÔNIO CÉSAR RUSSI CALLEGARI/Conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação - CNE
ROGERS VASCONCELOS MENDES/Coordenador de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Ceará - Representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação - CONSED - apresentação
MARIA GORETHI DOS SANTOS CAMELO/Dirigente Municipal de Educação de Apicum-Açu/MA e Presidente da UNDIME Maranhão - apresentação
HELENO ARAÚJO FILHO/Coordenador do Fórum Nacional de Educação - FNE
2ª MESA
RICARDO COELHO/Diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Educação - MEC - apresentação
CARMEM NEVES/Representante da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – MEC
GHISLEINE TRIGO SILVEIRA/Coordenadora do Grupo de Trabalho do MEC responsável pela versão 3 da BNCC - apresentação
GUIOMAR NAMO DE MELLO/Especialista e Consultora do Grupo de Trabalho do MEC responsável pela versão 3 da BNCC