Desenvolvimento Urbano aprova política de inspeções prediais periódicas

17/12/2019 14h32

Reila Maria/Câmara dos Deputados

Desenvolvimento Urbano aprova política de inspeções prediais periódicas

Fruet: poder público precisa ficar atento à qualidade das edificações

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou  projeto do deputado André Figueiredo (PDT-CE) que determina que o plano diretor das cidades deverá prever ações periódicas de fiscalização técnica e estrutural das edificações urbanas, para garantir a segurança de moradores e usuários.

O Projeto de Lei 5581/19 foi relatado pelo deputado Gustavo Fruet (PDT-PR), que recomendou a aprovação. O texto altera o Estatuto da Cidade.

“O estatuto tem em seu espírito a garantia do direito a cidades sustentáveis e seguras a todos os cidadãos brasileiros. É necessário, portanto, que o poder público esteja atento à qualidade dos projetos e das edificações”, disse Fruet.

O projeto aprovado também determina que os relatórios de inspeções prediais serão públicos. O prefeito que não garantir no plano diretor do município a previsão de fiscalização periódica poderá processado ser por improbidade administrativa.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Reportagem – Janary Júnior
Edição - Wilson Silveira