Comissão de Desenvolvimento Urbano realiza entrega da quinta edição do Prêmio Lucio Costa
A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu dia 30 de outubro (quarta-feira), às 16 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
O “Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação” é concedido anualmente, pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados. No evento, foram premiados três entidades e três personalidades que ao longo dos anos desenvolveram trabalhos de alto nível para o melhoramento da vida dos cidadãos, no que diz respeito à mobilidade, saneamento e habitação no Brasil.
As indicações dos premiados foram realizadas pelos deputados membros do Colegiado (titulares e suplentes), em reunião realizada no dia 11 de setembro deste ano.
Foram os agraciados da 5ª Edição do Prêmio:
Categoria Personalidades:
– Cassiano Ferreira Novo, agraciado na categoria ‘Mobilidade’ e indicado pelo deputado Gustavo Fruet (PDT-PR);
– Oscar Pereira dos Reis, agraciado na categoria ‘Saneamento’ e indicado pelo deputado Flaviano Melo (MDB-AC);
– Zezéu Ribeiro (In Memoriam 1949 – 2015), agraciado na categoria ‘Habitação’ e indicado pelo deputado Joseildo Ramos (PT-BA).
Categoria Entidades:
– Associação Indígena Sateré Mawé do Aninga, agraciada na categoria ‘Habitação’ e indicada pelo deputado José Ricardo (PT-AM).
– Empreendimento ÓRION BUSINESS & HEALTH COMPLEX, agraciado na categoria ‘Mobilidade’ e indicado pelo deputado Francisco JR (PSD-GO);
– Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás, agraciado na categoria ‘Saneamento’ e indicado pelo deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e José Ricardo (PT/AM);
Histórico
O Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação é uma iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. O prêmio, instituído pela resolução nº 8/2015, de 1º de janeiro de 2015, é concedido anualmente pela câmara dos deputados a três entidades e a três personalidades que desenvolvem trabalhos meritórios voltados para a melhoria de vida nas metrópoles brasileiras.
O nome da premiação faz homenagem ao urbanista, arquiteto modernista e grande idealista Lucio Costa, que foi reconhecido mundialmente pelo projeto do plano piloto de Brasília. Falecido em 1998, Lucio Costa se firmou como pioneiro da arquitetura urbana moderna no Brasil.