CDU escolhe agraciados do Prêmio Lucio Costa 2019

Entrega da premiação ocorrerá dia 30/10 na Câmara dos Deputados, e contará com homenagem póstuma a um dos agraciados
11/09/2019 12h30

Os deputados da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) escolheram nesta quarta-feira (11/09) as personalidades e entidades que serão agraciadas com o Prêmio Lucio Costa 2019 de Mobilidade, Saneamento e Habitação. Este ano os deputados fizeram 18 indicações à premiação. A premiação acontece dia 30 de outubro no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

A premiação contempla três entidades e três personalidades que têm desenvolvido trabalhos de impacto e reconhecimento pela sociedade, melhorando a vida dos cidadãos, nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação no Brasil. 

Conheça os agraciados da 5ª Edição do Prêmio Lucio Costa:

 

CATEGORIA PERSONALIDADES

Ex Deputado Federal e Arquiteto Zezéu Ribeiro, indicado na categoria 'Habitação'  pelo Deputado Joseildo Ramos (PT/BA) - premiação póstuma

Zezéu desde a atuação no Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-BA e ao longo de toda a sua trajetória política sempre atuou em defesa da reforma urbana e da superação das desigualdades sociais. Na Câmara dos Deputados, presidiu a Comissão de Desenvolvimento Urbano, e foi um aliado estratégico dos movimentos sociais. Ganhou credibilidade entre os pares, pela seriedade de seu trabalho, especialmente em questões ligadas à habitação popular. Foi autor da Lei da Assistência para Moradia de Interesse Social (Lei nº 11.888/08), além de relator do Estatuto das Metrópoles (Lei nº 13.089/15), que estabelece as diretrizes para o planejamento das Regiões Metropolitanas, e da PEC 150/2003, que vincula 2% das receitas da União e 1% das receitas dos Estados e Municípios para a produção de moradias sociais.

O Engenheiro Oscar Pereira dos Reis, indicado na categoria 'Saneamento' pelo Deputado Flaviano Melo (MDB/AC)

O Senhor Oscar, possui grandes contribuições para o Desenvolvimento Urbano, sobretudo, para a cidade de Rio Branco, capital do Estado do Acre.

Entre outros, exerceu os seguintes cargos de relevância para o setor de saneamento no Estado do Acre:

         - Foi Chefe do Departamento de Operação e Manutenção e Diretor Técnico da Companhia de Saneamento do Estado do Acre (SANACRE/ACRE).

         - Foi Diretor Técnico do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco/AC (SAERB/ACRE).

O Senhor Cassiano Ferreira Novo, indicado na categoria 'Mobilidade' pelo Deputado Gustavo Fruet (PDT/PR)

Cassiano, Mestre em Psicologia de Trânsito pela (UFPR), foi idealizador e protagonista do Projeto Semáforo Inteligente, implantado na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, que promove segurança a pessoas com mobilidade reduzida na travessia de vias, por meio do prolongamento do tempo semafórico na faixa de pedestres.

CATEGORIA ENTIDADES

Associação Indígena Sateré Mawé do Aninga - AÍSMA, indicada na categoria 'Habitação' pelo Deputado José Ricardo (PT/AM)

A Associação Indígena Sateré Mawé do Aninga – AÍSMA realiza trabalhos no interior do estado do Amazonas com as populações indígenas que necessitam de uma boa moradia. Atualmente estão construindo casas, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida no Estado do Amazonas. O trabalho é executado com indígenas urbanos de comunidade distante que precisam muitas vezes trazer os seus filhos para a cidade mais próxima para ter acesso a educação.

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás - STIUEG, indicado na categoria 'Saneamento' pelos Deputados Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) e José Ricardo (PT/AM) 

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás – STIUEG tem mais de 50 anos na luta em defesa do saneamento universal e do meio ambiente. Lutou pela implementação da tarifa social nos serviços de saneamento do Estado de Goiás, participa ativamente de debates sobre o tema dialogando com a população e as autoridades competentes.

Empreendimento ÓRION BUSINESS & HEALTH COMPLEX, indicado na categoria 'Mobilidade' pelo Deputado Francisco Jr. (PSD/GO)

Órion Business & Health Complex é um empreendimento que adota uma vertente totalmente nova do moderno conceito mixed use, reunindo um clinical center, hospital padrão premium, hotel e business center, centro de convenções, pólo gourmet no topo do complexo e um shopping, além da sede institucional da Associação Médica de Goiás, Museu Médico e Corte de Conciliação Médica, se tornando um complexo nunca antes unificado em uma só edificação. Criar uma centralidade médica onde se pode fazer tudo em um só local, evitando assim o deslocamento entre várias localidades na cidade e ganhar este tempo precioso foi uma das principais metas do empreendimento.