Turismo
Código de Conduta de Turismo é tema de debate em videoconferência
A elaboração de um Código de Conduta do Turismo, com vistas a evitar a exploração sexual infanto-juvenil em nosso país, será tema de uma videoconferência nesta quarta-feira, dia 26 de outubro. O objetivo do debate é reunir as experiências adotadas no Ceará e no Rio Grande do Norte, estados que já implantaram o código de conduta do turismo.
"Será uma oportunidade de avaliar essas experiências e verificar a possibilidade de impantação em outros estados da Federação", destaca da deputada Iriny Lopes, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. O debate é uma iniciativa da Comissão de Legislação Participativa, da Câmara dos Deputados, em parceria com as Comissões de Direitos Humanos e Minorias, de Turismo e de Desporto e Interlegis.
A videoconferência acontecerá de 14 às 17 horas no auditório do interlegis, anexo E do Senado Federal. Os interessados em participar da conversa devem procurar as assembléias legislativas dos Estados, que estarão interligadas pelo Sistema Interlegis.
No primeiro momento do debate está prevista um mesa redonda com a partipação da deputada Iriny Lopes, da presidente da CLP, deputada Fátima Bezerra, e da deputada Maria do Rosário, relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil e do deputado Ivo José, membro da Comissão de Turismo e Desporto.
Depois, o debate prossegue com a aprensentação das experiências estaduais e com a participação do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O debate também contará com a participação do coordenador do Programa de Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo, Sidney Alves Costa, e de representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e da Associação Brasileira de Agências de Viagens.
Comissão de Direitos Humanos e Minorias
Luciana Lima — assessoria de imprensa
(61) 8162-0360 / 3216-6577