Situação das populações atingidas pelo Sistema Itaparica será discutida na CDHM

A Usina Luiz Gonzaga, no rio São Francisco, foi inaugurada em junho de 1988. Para construção da usina, uma área de 83.400 hectares foi inundada e formou o Lago Itaparica, que se estende por 150 quilômetros entre dois estados. A obra atingiu aproximadamente 10,5 mil famílias que moravam na área que foi alagada. Cerca de 4,6 mil na zona urbana e 5,9 mil na zona rural, incluindo 200 famílias indígenas da tribo Tuxá. Para realocar as populações urbanas atingidas, foram construídas as cidades de Petrolândia e Itacuruba, em Pernambuco, e Rodelas, Barra do Tarrachil e Glória, na Bahia.
12/11/2019 13h35

Foto: Reprodução/TV São Francisco

Situação das populações atingidas pelo Sistema Itaparica será discutida na CDHM

Moradores atingidos pelo Sistema Itaparica reunidos em frente da Usina Luiz Gonzaga

Os problemas vividos pelas famílias que vivem nessas áreas irrigadas pelo Sistema Itaparica, serão discutidos em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), na próxima terça-feira (19), às 10h. Entre os temas, os atrasos nos pagamentos dos serviços de fornecimento de energia e de operação, e o não cumprimento de itens acordados, em 1986, com o governo federal através da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Entre 2015 e 2016 foi criada uma Mesa de Negociação e Resolução sobre o Sistema Itaparica, formada, entre outros, pela Secretaria Geral da Presidência da República, Chesf, Codevasf e Contag. O objetivo era construir uma proposta de autogestão para os perímetros e garantir a contrapartida das famílias nos custos com água, energia, e serviços de operação e manutenção. Porém, a iniciativa foi suspensa no fim do ano passado.

Audiência pública

Devem participar da audiência pública representantes do Ministério de Minas e Energia, Casa Civil, Companhia Hidrelétrica do São Francisco, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape).

O encontro é uma parceria da CDHM com a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, e foi solicitada pelo deputado Carlos Veras (PT/PE).

Pedro Calvi / CDHM