Seminário debaterá importância da fraternidade
As Comissões de Direitos Humanos e Minorias, de Educação, de Direitos da Pessoa Idosa e de Legislação Participativa realizam hoje (8) seminário com o objetivo de debater a fraternidade e a amizade social.
O requerimento para o encontro é dos parlamentares Maria do Rosário (PT/RS), Vicentinho (PT/SP), Patrus Ananias (PT/MG), Padre João (PT/MG), Helder Salomão (PT/ES), Camilo Capiberibe (PSB/AP), Tereza Nelma (PSDB/ AL), Lídice da Mata (PSB/BA), Waldenor Pereira (PT/BA) e José Ricardo (PT/AM).
Os parlamentares lembraram que em outubro de 2020, o Papa Francisco apresentou a Carta Encíclica Fratelli Tutti, uma sistematização de seu pensamento nos 7 anos de pontificado. O Papa comenta no documento sobre a fraternidade e a amizade social e discute a busca para ampliar a percepção de mundo para além do que é privado.
Segundo o Padre Júnior Moreira, a referida carta propõe uma via de humanização para o ser humano contra as tendências desumanizantes da cultura atual, expressando que a fraternidade pode ser a característica fundamental das relações e dos projetos humanos. Ele aponta ainda que a humanidade parece caminhar em alguns momentos por uma via de desumanização e alienação das pessoas, para um exagerado individualismo, e a Carta convida a posicionar a história e as relações humanas nos trilhos da fraternidade.
Deputados e deputadas apontaram que a Carta Encíclica pode orientar a discussão desses princípios no campo político, especialmente na atividade parlamentar, que, por ser sustentada na representação da população, tem a obrigação de se apoiar em um olhar fraterno para a formulação de legislações e políticas públicas.
Serviço
Seminário
Tema: Fraternidade e Amizade Social: 1 ano da Carta Encíclica Fratelli Tutti
Segunda-feira, 8 de novembro, às 14h.
Transmissão em www.camara.leg.br/cdhm