Seminário da CDHM debaterá “Mudanças Climáticas, Direitos Humanos e Amazônia”

09/12/2021 09h55
O encontro tem como objetivo o compartilhamento de experiências vividas durante a COP 26 e pensar alternativas para que os efeitos das mudanças climáticas não violem os direitos dos povos, especialmente os da Amazônia

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realiza na próxima sexta-feira (10) o Seminário “Mudanças Climáticas, Direitos Humanos e Amazônia”.

A programação inclui painel de especialistas, com Edna Maria Ramos de Castro, professora da Universidade Federal do Pará, e José Guilherme Carvalho da Silva, coordenador da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional da Amazônia, mesa sobre a COP 26 – a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – e a Amazônia e debates com a participação de representantes de movimentos sociais.

O requerimento para o seminário é de autoria da deputada Vivi Reis (PSOL/PA), 3ª vice-presidente da CDHM, que apontou que o processo de mudanças climáticas passou a ser tema recorrente e central nas mais diversas discussões ao redor do mundo, e defendeu que é o preciso não apenas entender como ocorre, mas, principalmente, estabelecer um curso de ações, presentes e futuras, no sentido de revertê-lo.

A parlamentar destacou também a importância do compartilhamento das experiências vividas durante a COP 26, realizada recentemente na Escócia, e o aprofundamento dos debates ali iniciados, no sentido de garantir que os efeitos das mudanças climáticas não violem os direitos dos povos, especialmente os da Amazônia.

“A garantia dos Direitos Humanos está intimamente ligada à manutenção de um meio ambiente equilibrado e saudável”, reforçou a parlamentar.

Programação completa

Serviço
Seminário: Mudanças Climáticas, Direitos Humanos e Amazônia
Sexta-feira, 10 de dezembro, às 9h.
Transmissão em www.camara.leg.br/cdhm