Seminário 30 Anos de Anistia: de Honestino Guimarães a Cesare Battisti

27/10/2009 19h10

Brasília(DF) – Às vésperas do julgamento que pode decidir o destino do escritor e ex-militante italiano Cesare Battisti, refugiado no Brasil, estudantes, parlamentares, órgãos do poder público e diversas entidadades da sociedade civil promovem um seminário na Universidade de Brasília (UnB) para debater questões ligadas à anistia política.

O seminário “30 anos de Anistia: de Honestino Guimarães a Cesare Battisti” acontecerá nesta terça (27) e prossegue amanhã, quarta (28), no Auditório Joaquim Nabuco, da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados (FA/UnB).

A programação englobará dois debates, no Auditório Joaquim Nabuco, na Faculdade de Estudos Sociais Aplicados (FA/UnB), e a exibição do documentário “A resistência”, no “Ceubinho”, espaço de convivência do Instituto Central de Ciências (ICC), o “Minhocão”.

Além disso, está programada uma visita ao escritor italiano, que encontra-se detido no presídio da Papuda, localizada em São Sebastião, cidade-satélite do Distrito Federal (DF). Um ônibus sairá do DCE da UnB às 9h para levar os participantes do seminário.

Dentre os convidados para os debates figuram o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Jr.; o presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão; os advogados Luiz Eduardo Greenhalgh e Eduardo Mendonça, que participam do grupo que defende Battisti; a deputada distrital Erika Kokay (PT); o coordenador do Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH), Gilson Cardoso; o estudante Paíque, do Comitê de Solidariedade ao Escritor Cesare Battisti, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e José Nery (PSol-PA); a diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), Tatiane Gomes; o integrante do Diretório Central dos Estudantes da UnB, Raul Cardoso; o militante Matheus Guimarães do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA/UNE), entre outros.

O seminário é promovido pelas seguintes entidades e instituições: DCE Honestino Guimarães (UnB), Movimento Democracia Direta, Convergência de Grupos Autônomos, Central de Movimentos Populares (CMP), Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Comissão de Defesa Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH), Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF), Sindicato dos Servidores Públicos Federais do DF (SINDSEP-DF), Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), Coordenação de Movimentos Sociais (CMS), Liderança do Partido Socialismo e Liberdade (PSol), Centro de Estudos Latino-Americano, Crítica Radical, Brasil e Desenvolvimento.

Julgamento - O caso de Battisti deve voltar à pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima semana. O Supremo decidirá se o pedido de extradição de Cesare Battisti à Itália será atendido ou não. Até o momento, sete ministros já votaram e o placar indica 4x3 a favor da extradição. Restam os votos dos ministros Marco Aurélio Mello e Gilmar Mendes, presidente da corte.

Militantes de organizações a favor de Cesare Battisti devem promover manifestações públicas no dia do julgamento.

Confira a programação do seminário:

Dia 27/10 - Terça-feira
18:30 - Debate “30 Anos depois: Onde estão nossos sonhos e conquistas?”
Debatedores:
Paulo Abrãao - Comissão de Anistia do MJ
José Geraldo - Reitor da UnB
Perly Cipriano - Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República
Erika Kokay - Deputada Distrital
Luiz Eduardo Greenhalgh - Advogado e ex-deputado federal
Gilson Cardoso - Movimento Nacional dos Direitos Humanos

Dia 28/10 - Quarta-feira
09:00
Visita pública a Cesare Battisti na Papuda (ônibus sairá do DCE)

12:00
Exibição do documentário “ A resistência” - Local: Ceubinho - UnB

18:30
Debate “A gota de verdade tem que cair: nossa história de luta não pode ser negada”
Debatedores:
Giuseppe Cocco – ex-militante italiano
Eduardo Suplicy - Senador da República
Mãe do Honestino Guimarães
José Nery - Senador da República

Mais informações:
Raul Cardoso (DCE/UnB): (61)8118.3003