SEMINÁRIO “O CAOS NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA NO BRASIL”.
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realizará no dia 26/11/2013, às 14h, no Auditório Nereu Ramos (Anexo II da Câmara dos Deputados), seminário para debater "O Caos no Atendimento de Urgência/Emergência no Brasil".
A humanização da assistência à saúde é uma demanda atual e crescente no contexto brasileiro. No entanto, na prática, ela não tem se concretizado, principalmente nos serviços destinados ao atendimento de urgência e emergência.
Com o objetivo de fazer um levantamento da situação das urgências e emergências dos hospitais brasileiros integrantes do Sistema Único de Saúde, foi criado um Grupo de Trabalho, no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, que realizou oito diligências em diversas regiões do país. As visitas realizadas pelo Grupo permitiram acumular informações que geralmente se repetiam nos locais visitados, como, superlotação das enfermarias com a presença de pacientes internados em macas nos corredores, estrutura precária e deficiente equipe médica.
No intuito de debater e apresentar soluções para as situações verificadas durante o período de diligências, o Deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) apresentou o requerimento 77/13, com a proposta de realização de um Seminário para debater o assunto.
A realização deste Seminário é de extrema importância, na medida em que possibilita o debate entre a Comissão de Direitos Humanos e Minorias e os membros da sociedade civil, para juntos proporem políticas públicas para a melhoria da saúde no Brasil.