Dia 2 - GLBT
2º Seminário Nacional GLBT - Boas notícias para os homossexuais
O 2º Seminário Nacional GLBT — Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros, realizado na última terça-feira, dia 28 de junho, foi palco de boas notícias para a luta homossexual e serviu para mobilizar pessoas e instituições de todo Brasil e parlamentares no combate à discriminação pela orientação sexual.
A boa notícia dada durante o encontro é que o projeto que prevê a união civil entre pessoas do mesmo sexo deverá entrar na pauta da Câmara dos Deputados em agosto, garantiu o presidente da Casa, Severino Cavalcanti, em mensagem enviada aos que participaram do encontro. O projeto de lei ( PL1151/95) é de autoria da ex-deputada Marta Suplicy e, desde 1995 está pronto para ir para a votação em plenário.
Três moções foram tiradas do encontro. A primeira, de repúdio ao discurso homofóbico feito pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) no qual, em tom pejorativo, o parlamentar diz que o presidente Lula é " homossexual ativo".
A segunda moção é em favor da manutenção da produção de medicamentos anti-retrovirais por laboratórios brasileiros, independentemente de eventual troca do ministro da Saúde.
Outra moção refere-se às informações sobre a possível das secretarias especiais de Direitos Humanos, de Políticas para Mulheres e de Promoção da Igualdade Racial. Os participantes do seminário querem a manutenção dessas secretarias que representam avanços importantes na luta pelo respeito aos direitos humanos para todas as pessoas, independente de raça, cor, gênero, etinia e orientação sexual.
Durante o encontro, mais 12 parlamentares aderiram à Frente Parlamentar pela Livre Expressão Sexual, que já conta com 80 integrantes, 71 deputados e 9 senadores.
O seminário foi promovido pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias, Legislação Participativa e Educação e Cultura, da Câmara dos Deputados em parceira com a frente Parlamentar Mista pela Livre Expressão Sexual. O encontro também contou com apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos e da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgênros (ABGLT).