Adiado para setembro debate sobre Relatório da ONU sobre direitos humanos no Brasil

31/07/2012 16h30

Brasília, 31 de julho de 2012

 

 

Relatório da ONU sobre direitos humanos no Brasil em debate

 

 

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, e representantes de entidades da sociedade civil participam de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) no dia 8 de agosto, às 14h, no plenário 9, para avaliar o relatório sobre o Brasil no âmbito do Mecanismo de Revisão Periódica Universal (RPU) e conhecer as providências do governo federal decorrentes de recomendações do documento.

 

A situação dos direitos humanos no Brasil foi objeto de avaliação do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, no dia 25 de maio de 2012.

 

O Mecanismo de Revisão Periódica Universal representou uma modernização democrática do sistema de monitoramento dos direitos humanos no mundo. Por ele, todos os 193 países-membros das Nações Unidas são avaliados pelos mesmos critérios, a cada quatro anos e meio. O objetivo maior é promover o diálogo e a cooperação para a promoção e proteção dos direitos fundamentais.

 

Os deputados Domingos Dutra (PT-MA) e Luiz Couto (PT-PB) integraram a delegação brasileira, que foi coordenada pela ministra Maria do Rosário.

 

Representações de 78 países comentaram e fizeram recomendações ao Brasil, num processo de alto nível, marcado pelo reconhecimento de avanços obtidos na área pelo Brasil e pela pertinência das recomendações.

 

Muitas delas são da esfera de responsabilidade legislativa, como a votação de tratados e outros instrumentos internacionais de direitos humanos, sendo, portanto, da alçada direta da Comissão de Direitos Humanos.

 

“A audiência permitirá o acompanhamento público dos encaminhamentos decorrentes do RPU, reforçando os compromissos do estado brasileiro sobre direitos humanos assumidos perante a comunidade internacional”, afirmou o presidente da CDHM, deputado Domingos Dutra (PT-MA).

 

 

Assessoria da Comissão de Direitos Humanos e Minorias

Mais informações: 61.3216.6570